O projeto da Lista B, liderada por André Villas-Boas, para o Centro de Alto Rendimento (CAR) já foi apresentado esta noite, em Lisboa, e a candidatura prevê um custo total que estará entre os 30 e os 35 milhões de euros, segundo explicou José Pedro Pereira da Costa, indicado como CFO da lista de Villas-Boas.
"Este CAR estando desenhado e construído junto à do Olival vai permitir que a intervenção seja mais célere. Os trabalhos preparatórios durarão seis meses, depois haverá uma fase de construção dos cinco campos de futebol e da residência e na última fase o pavilhão, de mais 12 meses, e, depois, o edifício de apoio e o restante, mais 12 meses. Ou seja, 100 por cento funcional seria possível em dezembro de 2026", começou por explicar, falando depois dos custos.
"A primeira componente que decorre da compra dos terrenos é que caso o FC Porto avance há um investimento associado de 31 hectares, de 19 de intervenção principal e mais 12 de outros, de 3,85 M€, para terrenos avaliados em 4,2 M€. A fase número dois, terá uma estimativa de 18 a 23 M€ e finalmente o restante de mais de 8 M€ adicionais. O total do projeto pensamos que será possível de 30 a 35 M€ de investimento total. É uma estimativa já feita com algum input de uma construtora nacional de primeira linha", acrescentou.
"A geração de valor passa, numa primeira vertente, pela valorização dos valores que sairão da academia e posterior carreira profissional até saírem após retorno desportivo, e numa segunda vertente os ativos da equipa principal", disse ainda Pereira da Costa, que, sobre o financiamento, afirmou: "Tivemos a oportunidade de apresentar esta proposta a diversas entidades internacionais e a recetividade para a financiar não falta. Não será seguramente difícil encontrar parceiros financeiros que nos ajudem nesta empreitada. Será seguramente encontrada uma solução interessante, pois para os bons projetos não falta financiamento."