Presidente do FC Porto aborda atualidade do clube e do futebol português no Porto Canal
Pinto da Costa disse que Sérgio Conceição vai renovar pelo FC Porto "no final ou antes do final desta época" e que Otávio e Marega também têm os processos para continuar encaminhados. Numa entrevista ao Porto Canal em que abordou a atualidade do clube e do futebol português, o presidente portista disse ainda que acredita na conquista da Liga dos Campeões.
Pinto da Costa espera que o clube saia do fair play financeiro no final desta temporada, criticou a forma como o calendário está feito em Portugal e lamentou a ausência de público nas bancadas. O futuro da equipa B, a centralização dos direitos televisivos, a 'bazuca' para o futebol e a influência do FC Porto na seleção de andebol também foram temas.
Relacionadas
TUDO O QUE FOI DITO NA ENTREVISTA: Saída do clube
Saída do clube
Saída do clube
Alfredo Quintana
Alfredo Quintana
Alfredo Quintana
Doping de Raúl Alarcón
Doping de Raúl Alarcón
Doping de Raúl Alarcón
Formação da cidade do FC Porto
Formação da cidade do FC Porto
Formação da cidade do FC Porto
Equipa B em risco de descer
Equipa B em risco de descer
"Hoje falei com um responsável do futebol português e falámos disso. Disseram-nos - e tenho a certeza até pela garantia que ele me deu, mas eu não acredito - que havia vários complôs para que FC Porto B descesse de divisão. Um deles, até foi dito em Chaves a um responsável do FC Porto, que a FPF tinha interesse que o FC Porto B descesse pois indo para 3ª divisão os jogos passariam para Canal 11. Outro que havia complô da APAF que seriam os árbitros menos conhecidos e de menos categoria a serem nomeados. Não acreditava numa coisa nem outra. Os jogos da B também passam no Canal 11 se quiserem, fora de casa, em casa é no Porto Canal. Eu não acredito em nenhum, mas certo é que jornada a jornada FC Porto perde pontos unicamente por erros dos árbitros. Eu digo: se não é por Canal 11 que é absurdo, se não pela APAF que é absurdo, em bruxas não acredito e milagres não são frequentes e só em Fátima. No último jogo em Chaves, o FC Porto faz golo da vitória faltam três minutos, o jogador mais de meio metro atrás do defesa, e o senhor Rui Licínio levantou a bandeira. Pronto. Canal 11? Complô da APAF? Também não. Incapacidade e incompetência? Se calhar foi. Milagre não foi, Chaves não é terra de bruxas… Os responsáveis sabem que é assim e não encontram solução. Uma das maneiras, acreditando na seriedade e não duvido da boa intenção do CA da FPF que corra bem… É fundamental que haja VAR! São tão flagrantes e incompreensíveis. Licínio levantou a bandeira depois da bola entrar. O VAR numa situação destas de certeza que o golo era validado e FC Porto teria mais dois pontos." Saída do fair-play financeiro?
Saída do fair-play financeiro?
Saída do fair-play financeiro?
Empréstimos obrigacionistas Tratamento diferenciado para o futebol?
Empréstimos obrigacionistas
Tratamento diferenciado para o futebol?
Empréstimos obrigacionistas
Tratamento diferenciado para o futebol?
Centralização dos direitos televisivos
A Liga anda preocupada, além do Secretário de Estado, com a centralização dos direitos televisivos, assim como a FPF. Isso é um grande negócio, mas é para 2028. Pois os clubes têm contrato até 2028 que não podem anular. Acham que a grande preocupação é fechar um contrato para 2028 e entretanto não ajudar absolutamente nada. O FC Porto tem de defender os seus direitos, tem um contrato que fez sem ajuda da Liga ou da FPF, naturalmente se agora aparecem outros organismos, não é admissível que qualquer um dos participantes venha a receber menos do que quando negociou sozinho. O grande interesse não é dos clubes, o FC Porto não foi ouvido nisso…" 'Bazuca' de 65 milhões para o desporto
'Bazuca' de 65 milhões para o desporto
'Bazuca' de 65 milhões para o desporto
Ainda a pandemia
Ainda a pandemia
Ainda a pandemia
Efeitos da pandemia e ausência de público
Efeitos da pandemia e ausência de público
Efeitos da pandemia e ausência de público
Champions salva a época?
Champions salva a época?
Champions salva a época?
Críticas ao calendário
Críticas ao calendário
"No campeonato acho que tem sido uma época muito difícil, pois o FC Porto teve uma grande vitória com a Juventus. Achei muito engraçado quando disseram que foi uma vitória do futebol português, pois somos portugueses. Mas foi do FC Porto, porque ao contrário do que acontece noutros países, como na Holanda… o FC Porto foi jogar ao terreno da Juventus, com apenas um golo de vantagem, e 3 dias antes foi jogar a Barcleos para a Liga. Essa tem sido uma das condicionantes. É humanamente impossível exigir que os jogadores estejam sempre ao mesmo nível. O futebol português não ajudou nada. Por que acontece? Quem devia salvaguardar essas situações são as pessoas que mandam no futebol português, que não sou eu. Naturalmente a FPF e a Liga. Na Holanda foi a federação que impediu… O que era bonito era dizer 'alto e pára o baile', o FC Porto tem aqui um jogo de eliminatória, não pode estar a jogar três dias antes e três dias depois."
Renovações de Otávio e Marega em breve
Renovações de Otávio e Marega em breve
Renovações de Otávio e Marega em breve
Liga dos Campeões
Liga dos Campeões
Liga dos Campeões
Arbitragens
Arbitragens
"Arbitragem até foi no bom sentido. O Sérgio falou várias vezes e é realidade que no futebol português os 90 minutos não chegam a metade. Jogadores deitados no chão, simulando lesões, árbitros a marcar faltinhas. Presumo que tenha sido orientação e já vi que houve mudança de estratégia, em que árbitros são mais rigorosos em marcar só o que realmente é falta. Encostos e faltinhas estão a deixar andar. Isso torna o jogo mais atraente e com tempo útil maior. Foi positivo que Conceição tenha contribuíudo para essa melhoria, embora com isso creio que vá ter um processo disciplinar. Mas Sérgio felizmente é independente e diz o que pensa e o que pode melhorar no futebol. Foi dado importante e tem-se estado a verificar.
Muitas vezes sou contactado por grandes jornais estrangeiros para entrevistas e sinto grande respeito da comunicação social estrangeira. Em Portugal desvaloriza-se o que FC Porto faz de bem, valoriza-se o que possa fazer de mal. Os grandes êxitos e acontecimentos são às vezes um pouco esquecidos ou escondidos e quando são realçados é com muita azia." Abraço a Conceição em Turim
Abraço a Conceição em Turim
"Uma vez que referiu o abraço e vi em muitos jornais essa imagem, simbolizou no momento todo o meu agradecimento ao trabalho que Sérgio tem feito e sobretudo, também, quase um gesto para o compensar da perseguição a que é permanentemente envolvido. Tem contribuído muito nas conferências de imprensa para a melhoria do futebol, referiu mais que ninguém que o futebol português estava a pecar pelo pouco tempo útil de jogo, por se perder tempo com faltas e faltinhas. Tinha razão de haver mudança de critério nos árbitros. Naquele abraço também quis abraçar todos os jogadores, que contribuíram para aquele momento importante e os que contribuíram e infelizmente não puderam estar em Turim, como o Reinaldo Teles.
No dia 27 de maio de há 4 anos, cheguei a acordo de palavra com o Sérigo Conceição, para mim a ideia foi sempre de que como presidente não queria ter outro treinador, porque estava certo que ele teria suceso. Conheço-o desde 16 anos de idade, quando veio para o FCP. Reconheço o amor que ele tem pelo FC Porto. O Sérgio Conceição tem contrato com o FC Porto até fim da época e é minha intenção e dele também renovarmos. Ele entendeu e já o disse que nesta altura quer estar focado na Champions mas tenho a certeza que no final ou antes da final renovaremos o contrato. Ele é peça importante no nosso projeto, no meu projeto de há 4 anos, quando pouca gente acreditava no seu sucesso. Eu acredito cegamente e podemos fazer muito mais com Conceição."
O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, aborda a atualidade do clube e do futebol português numa entrevista ao Porto Canal. Siga tudo em direto, a partir das 22h00.
Lateral avança na recuperação física
Árbitros para os encontros da Liga Europa
Mulher do ex-líder dos Super Dragões insurge-se nas redes sociais contra a prisão do marido
Treinador chega para render Ange Postecoglou
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua