 
 
            "Osvaldo é um jogador admirável.” A frase poderia ter sido proferida por qualquer pessoa ligada ao fenómeno do futebol. Mas não. Foi George Best quem fez este comentário no final de um memorável Sporting-Manchester United, que os leões venceram por 5-0, depois de terem sido derrotados, em Inglaterra, por 4-1.
Anselmo Fernandez, treinador do Sporting, apostou em Osvaldo Silva para o encontro da segunda mão e em boa hora fez essa aposta: o brasileiro tornou-se, de repente, num herói das gentes leoninas ao marcar três dos cinco golos na grande caminhada para a vitória na extinta Taça dos Vencedores das Taças.
No dia seguinte, durante um almoço de confraternização, a proeza de Osvaldo Silva e restantes companheiros esteve na origem de uma ideia para designar, a partir de então, o Palácio de Seteais, onde teve lugar o repasto. Fernando Mendes foi o mentor e provocou uma gargalhada geral: passaria a chamar-se Cincoais, numa alusão aos golos marcados ao Manchester.
O “Mamão” para uns ou o “Fu-Manchu” para outros tinha razão quando, nesse dia de festa, lembrou que “jogos de taças é comigo”. E, para os mais esquecidos, Osvaldo recordou: “Lembra-se quando eu jogava no Leixões e perdemos com o La Chaux de Fonds por 6-2? Em Matosinhos, respondemos com 5-0, exactamente como agora.”
Após duas épocas no FC Porto, foi Bella Gutmann quem se encarregou de dispensar o brasileiro para o Leixões. E no segundo ano no clube matosinhense, Osvaldo Silva não podia ter sido mais vingativo: FC Porto e Leixões discutiram a vitória na final da Taça de Portugal, no Estádio das Antas, e o brasileiro cotou-se como a grande figura do jogo. Lesionado pouco antes do intervalo, recuperou e conduziu a sua equipa a um êxito de todo inesperado. O Leixões não perdeu um único desafio nessa edição da taça e os seus jogadores bem mereceram o prémio de 3700 escudos da final.
Natural de Belo Horizonte, Osvaldo Silva chegou ao Sporting tinha já 28 anos. Mesmo assim, depois da meia-final da Taça das Taças, com o Lyon, em 1963/64, o clube recusou uma proposta de cinco mil contos dos franceses, que ficaram impressionados com a classe do brasileiro. Um ano antes, Osvaldo Silva ficara também ligado a mais um êxito numa final, uma vez mais na Taça de Portugal, em representação do Sporting e tendo o V. Guimarães como adversário.
“Um jogador inteligente, de centelha, que sabe tratar a bola como poucos. Apesar da sua forma física não ser, de momento, a melhor, o interior leonino foi, para nós, o melhor elemento da equipa; foi mesmo o melhor no terreno”, escreveu Artur Agostinho, no final de Junho de 1963, no Record, sobre a actuação de Osvaldo Silva.
Elogios justificáveis depois de o brasileiro ter ficado ligado a três dos quatro golos dos leões, numa altura em que o “Lar do Jogador” era na Calçada de Carriche e o clarinete de um tal de senhor Matias anunciava a alvorada.
Osvaldo ainda passou pelo Olhanense, ainda treinou um ou outro clube, chegou mesmo a ser o responsável pelo Sporting na final da Taça de Portugal, em 1973/74, que os leões conquistaram – vitória (2-1) sobre o Benfica. Mas foi aos mais pequenos que Osvaldo Silva abriu o seu coração. Eles, mais puros, na sua inocência, irão sentir muito mais a falta de um homem que morreu ontem em Lisboa mas cujo passado ninguém apagará. Um homem que um dia também foi um jogador admirável.
Luuk de Jong voltou a realizar treino condicionado
Dragões concedem pouco aos adversários e Diogo Costa já leva oito folhas limpas na Liga
Avançado espanhol do FC Porto não treme na linha de 11 metros seja qual for o contexto do jogo
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
 
                                
                             
                                
                             
                                
                             
                                
                             
                                
                            