Alexandre Pinto da Costa, filho do antigo presidente do FC Porto, recebeu distinção das mãos de Reinaldo Teixeira no Liga Portugal Awards
Jorge Nuno Pinto da Costa foi homenageado esta quarta-feira na gala da Liga Portugal Awards, que distingue os melhores da temporada passada. Alexandre Pinto da Costa, filho do antigo presidente do FC Porto, emociou-se a falar do pai depois de receber uma distinção das mãos de Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, a quem deixou muitos elogios.
"É muito difícil tecer alguns comentários ou fazer a mais pequena homenagem que seja ao maior dirigente da história do futebol. E não foi o maior dirigente da história do futebol pelos números e pelos troféus que conquistou porque esses são matemática pura e dura. Que Deus permita que um dia haja algum dirigente que consiga atingir metade. Foi um grande dirigente desportivo, porque trabalhou na área do futebol, dedicou uma vida inteira, mais de 60 anos, em que abdicou de muitas das coisas boas da vida em prol da causa desportiva. Esta casa onde estamos hoje, esta magnífica casa que foi construída pelo senhor presidente Pedro Proença, e esta instituição saíram da sua cabeça, da cabeça do Major Valentim Loureiro e do presidente Manuel Damásio. Temos também a eles de fazer uma vénia e agradecimento. Devemos ser gratos e todos os jogadores, treinadores, jornalistas, todos nós que estamos nesta sala amamos o futebol, independentemente dos clubes, de sermos rivais. Todos amamos o futebol", começou por referir.
E prosseguiu: "O meu pai, mais do que tudo na vida, amava o futebol e dedicou a vida a uma instituição, que foi o FC Porto, mas também à Liga. Foi da cabeça dele que tudo partiu e é graças a ele que estamos aqui hoje. Deixou-nos uma obra, um ensinamento e um exemplo que todos deveremos tentar seguir, porque esta casa, que é a casa do futebol, é uma casa que eu convido todos os adeptos a virem visitar, uma obra fantástica, que foi construída por todos vocês, pelo antigo presidente da Liga e continuada pelo senhor Reinaldo Teixeira. A gratidão, uma das grandes qualidades do ser humano, opõem-se à ingratidão, que é a pior qualidade que qualquer ser humano possa ter. Podem tentar fazer o que quiserem que Jorge Nuno Pinto da Costa jamais será esquecido. Essa gratidão senti nas palavras do senhor presidente no dia em que me convidou pela gratidão dupla que tinha. Fez-me sentir essa dupla gratidão do foro pessoal, pela força, pelo carinho que o meu pai deu ao senhor presidente do ponto de vista pessoal, mas institucionalmente, como presidente da Liga, disse que esta homenagem era mais do que merecida. Como filho, como herdeiro do apelido Pinto da Costa com muito orgulho, queria agradecer ao senhor presidente e a todos vocês por estarem aqui. Pensem todos, cada vez que entrarem nesta casa, que tudo isto se deve a uma ideia de Jorge Nuno Pinto da Costa. Gratidão".
Alexandre Pinto da Costa, filho do antigo presidente do FC Porto, recebeu distinção das mãos de Reinaldo Teixeira no Liga Portugal Awards
Os internacionais Bednarek, Froholdt e Gül também já prepararam jogo com o Nacional
Estudo desenvolvido para 29 ligas através de modelo que combina variáveis desportivas, económicas e demográficas
Técnico do FC Porto somou 43,7% dos votos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos