Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Candidato pela Lista B assumiu preocupação com o que considera ser "uma estrutura disfuncional"
Seguir Autor:
André Villas-Boas apresentou Andoni Zubizarreta e Jorge Costa para a estrutura do futebol e, durante a cerimónia, não poupou a atual administração, elencando o que considera estar a ser mal feito e o que pretende ver melhorado caso venha a ser eleito presidente do FC Porto no dia 27 de abril.
"Há factos que são bem ilustrativos, que nos deixam preocupados e que são um fator evidente de uma estrutura disfuncional. A falta de planeamento ao longo dos anos resultou em inúmeras saídas de jogadores profissionais a custo zero; em inúmeras contratações de jogadores na equipa A e na equipa B de valor dúbio e em contra-ponto com as necessidades dos seus treinadores; o uso permanente de determinados clubes e determinados intermediários como entreposto de negociação, significando que o FC Porto, em seis anos e meio de vendas de jogadores e com receitas no valor de 500 milhões de euros com essas vendas, tenha encaixado apenas 10 por cento desse valor, 50 milhões de euros, o que, comparando com os nossos rivais que tiveram encaixes na ordem dos 36% e 46%, ainda mais nos envergonha. A tudo isto, não só acrescem negócios simulados entre clubes com a intenção de forjar mais-valias, como também uma política de contratações desastrosa, sem rei nem roque, e onde a autoridade do clube se dissipou a favor dos interesses de determinados agentes e/ou intermediários", criticou André Villas-Boas, acrescentando que também a formação do FC Porto tem sido afetada com as decisões da atual estrutura do futebol profissional.
Relacionadas
"O contágio passou para a formação, onde os nossos juniores não são campeões há mais de cinco anos, os nossos juvenis há 12, e onde temos vindo a ser ultrapassados por clubes de menor dimensão e recursos, não só no campo desportivo como no infraestrutural. Virando o foco para a formação, nas últimas 6 épocas e meia, o FC Porto realizou vendas de jogadores de cerca de 180 milhões de euros. Em média, pagou 24 por cento de custo de comissões e intermediação na venda desses jogadores, o que contrasta com os seus rivais que gastam em média cerca de 10 por cento. Caso o FC Porto tivesse gerado receitas e margem ao nível dos rivais, teria gerado entre cerca de 120 milhões a 180 milhões de euros a mais de resultados, ou seja, poderia ter pago três academias ou centros de alto rendimento nesse período", apontou.
Colocando depois os olhos no futuro, André Villas-Boas explicou o que pretende implementar se for eleito e deu o Barcelona e o Ajax como bons exemplos a seguir. "Hoje, como nunca, temos necessidade de rapidamente centralizar uma metodologia de formação, estabelecer rapidamente uma cultura formativa que nos permita fornecer a equipa principal de talento, de jogadores com um forte sentido de pertença ao clube e talento inegável. Para que isso aconteça, não pode haver medo de os chamar precocemente à equipa principal, orientando o clube para a criação de uma cultura de formação à imagem de outros grandes clubes europeus como o são, entre outros, o Barcelona e o Ajax", considerou, detalhando depois que a estrutura de futebol terá cinco cinco pilares fundamentais ao redor do diretor desportivo Zubizarreta: o diretor do futebol profissional, Jorge Costa, o diretor de scouting, o diretor da formação, o diretor da performance, Pedro Silva, e o diretor do futebol feminino.
"Cada um destes responsáveis irá zelar, respetivamente, pela identificação de novos talentos, pela formação integral dos nossos jovens e pelo rendimento ótimo dos atletas, assegurando que o jogador criado, formado ou que faz parte do FC Porto se distingue pela sua qualidade inequívoca e pela capacidade de trazer mais vitórias para o clube e para a sua sustentabilidade financeira, elevando e valorizando a marca FC Porto e o sentido de pertença. Este modelo organizacional reflete a complexidade do futebol atual, respondendo âs exigências do mesmo, com o conforto de ter as pessoas certas nos lugares certos", explicou o candidato da Lista B, que também não deixou de questionar as mais recentes notícias a envolver o FC Porto e o fair play financeiro da UEFA: "Ainda esta semana tivemos novas notícias sobre incumprimentos. E as perguntas ficaram novamente por responder. Houve ou não incumprimento, há ou não uma coima a caminho, há ou não risco de suspensão da participação nas provas da UEFA?"
Defesa francês representou canarinhos e dragões e diz que duelo de domingo é "decisivo" para a turma de Farioli
Maior distância de um tento na própria baliza nos últimos 10 anos nas principais provas europeias
Atleta de 36 anos, que se vai retirar no domingo, foi lançado pelo técnico no FC Porto
Autogolo e lesão marcaram jogo do lateral contra o Nottingham Forest
Antigo internacional italiano ainda não acredita no que aconteceu
Empate do FC Porto frente ao Nottingham vale 0,2 pontos
Paulo Sérgio recorda peripécias da carreira
Viúva do internacional português relatou, na primeira pessoa, o que aconteceu na noite da tragédia