Discurso do líder azul e branco abriu Dragões de Ouro 2024
André Villas-Boas deu o mote para a gala Dragões de Ouro 2024, que decorre esta terça-feira na Super Bock Arena, no Porto, com palavras de confiança naquele que, acredita, será um futuro risonho para o FC Porto.
"Quero que fique uma mensagem bem clara: o futuro do FC Porto será tão grandioso quanto o orgulho que temos do nosso passado, quanta a alma e força que demonstramos no nosso presente e quanto sonharmos e investirmos, todos, unidos, no nosso futuro", disse, no discurso com que abriu a cerimónia.
Relacionadas
Ao longo da sua mensagem, o líder portista recordou o momento em que, em 2011, recebeu "a mais alta distinção que um adepto do FC Porto pode receber", após a qual perdeu "horas a navegar nas memórias de infância para encontrar e puder expressar" o seu amor pelos dragões.
"Hoje, como presidente da direção do FC Porto, posso orgulhosamente dizer-vos que estou aqui para vos servir. Que graças a vocês cumpri um propósito maior e ambiciono retribuir em glória, todos os nossos sonhos. Se uma casa é onde o coração está, esta é a nossa. Aqui nos encontramos na presença de um sentido comum e na consciência que na união, no rigor e no trabalho do dia a dia fazemos a diferença. Essa é a marca que distingue os portistas e uma das razões da nossa grandeza", disse.
Com referências elogiosas aos adeptos do FC Porto, "que são o coração e a alma" do clube e cujo "apoio incondicional ao clube" é a "maior força e jamais se deve tornar numa fraqueza" dos dragões, Villas-Boas congratulou todos os funcionários da instituição, fazendo uma retrospetiva à última época, com destaque para os feitos do futebol - com 'bicada' ao Benfica - e para dois ex-dragões em concreto: Sérgio Conceição e Pepe.
"A época desportiva de 2023/24 traz consigo muitas sensações. No palco do Dragão, que celebrou o seu 20.º aniversário de existência, registaram-se momentos inesquecíveis, entre os quais, o remate perfeitamente enrolado do Galeno que nos deu a vitória contra o Arsenal e a já habitual manita contra o suspeito do costume. No futebol despedimo-nos da temporada com a Taça de Portugal na mão, agarrada simbolicamente e para a eternidade por dois presidentes e um treinador de eleição como Sérgio Conceição, liderada por um capitão com um foco inigualável como Pepe", afirmou.
"Num momento em que entramos numa nova fase, com muitos desafios internos e externos, todos somos necessários. O mundo do desporto está a mudar, o nível de exigência da indústria aumenta a cada passo e os modelos de negócio estão cada vez mais ameaçados. É por isso que temos a obrigação diária de manter o FC Porto sempre na linha da frente, sagaz na antecipação, eficiente nas respostas. É necessário ter uma visão estratégica orientada para a sustentabilidade do clube, sem perder o foco nas vitórias, sustentada numa estrutura eficiente e moderna e num quadro de recursos humanos competentes e capazes de afirmar a liderança do clube nas áreas da gestão desportiva e empresarial. Assim o temos feito e hoje estou orgulhoso do trabalho que fizemos até agora", disse ainda.
Brasileiro deixa mensagem aos adeptos do FC Porto
Extremo do FC Porto passa em revista os seus 200 jogos pelos dragões
Vitória frente ao México por 2-0
Colombiano fez um póquer na goleada do FC Porto Vintage à Eslováquia Legends
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos