Fredy Guarín agrediu os pais e ainda assistiu ao afastamento da mulher e dos três filhos
Fredy Guarín, antigo médio colombiano, de 37 anos, que se reformou em 2021, admitiu numa entrevista à revista 'Semana' que tem um grave problema com o álcool e que se encontra em recuperação. O ex-jogador, que passou pelo FC Porto entre 2008 e 2012, tendo jogado ainda em clubes como Inter e Saint-Étienne, encerrou a carreira no Millionarios, numa fase em que a sua vida já se encontrava numa fase deveras complicada.
"Quando me reformei, mais ainda pela forma como me retirei, fiquei sem saber o que fazer a seguir. Durante 20 anos dediquei-me ao futebol porque é o que sei fazer. Não me preparei para outras coisas. Fiquei desamparado e tomei decisões que não foram acertadas", começou por dizer o antigo futebolista que em abril de 2021, quando ainda defendia os colombianos do Millonarios, foi acusado de agredir os pais.
Relacionadas
"A verdade é que me desviei e a minha decisão foi abusar do álcool. Cometi muitos erros, tomei decisões precipitadas e magoei muita gente. Fui alcoólico social durante vários anos. Quando saí do Millonarios, em 2021, cheguei a um ponto profundo do meu vício. Tinha perdido a minha dignidade, o meu círculo social próximo, a confiança dos entes queridos, além do mais importante e valioso que tenho, que são os meus três filhos. Perdi muitas coisas de valor sentimental, de valor amoroso. Chegou a um ponto em que não podia continuar mais assim. Tive de pedir outra vez ajuda. Já tinha tentado várias vezes, mas com recaídas", prosseguiu o antigo jogador.
Guarín admite que chegou a bater no fundo. "O álcool sempre foi o pior gatilho para tudo o que eu via. Sou 100 por cento alcoólico, admito isso. Mas sou um viciado em recuperação e a aprendizagem é uma grande motivação. Fiz isto [a reabilitação] para recuperar a minha confiança, a dos meus filhos e a dos meus familiares. Projetar-me e aceitar foi o principal. Não consegui fazer isto sozinho e deixei que me ajudassem. Já bati às portas do inferno e vi que não é a melhor coisa".
O alcoolismo destruiu o seu casamento e afastou-o dos três filhos. "Perdi-os mas eles nunca me perderam: estavam ali a rezar, a tentar. Os meus pais estiveram, estão e estarão ali para mim, sempre com amor, e isso deixa-me muito feliz. Eu e meus filhos estamos nesse processo, estou a tentar recuperá-los. Eles estão, por enquanto, no espaço deles", reconheceu.
Depois, falou do casamento com a influencer e empresária, Andreína. "Perdi meu casamento por causa do álcool. Quando bebia tomava decisões erradas. Ela é uma uma excelente mãe e tenho que aceitar, de me perdoar e desejar-lhe o melhor. Que continue a ser a excelente mãe que é. Desejo-lhe o melhor e que um dia também me possa perdoar."
Capitão revela que é um "motivo de muito orgulho"
Jogo com o Estoril no Estádio do Dragão agendado para este domingo (20h30)
Evolução do jovem pode vir a ter lugar entre sub-19, equipa B e também equipa A
Neto do antigo presidente do FC Porto fala em "clima de perseguição incrível"
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial