Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

20:15

22 novembro

SU Sintrense

SU Sintrense

Bednarek e Kiwior abrem o livro: o FC Porto que "parece uma religião" e a francesinha que... assusta

Dupla de centrais em destaque numa entrevista intimista a celebrar o Dia Nacional da Polónia

Bednarek e Kiwior numa entrevista intimista
Bednarek e Kiwior numa entrevista intimista • Foto: FC Porto

Esta segunda-feira é o Dia Nacional da Polónia e, à boleia disso mesmo, o FC Porto juntou os dois polacos do plantel e, numa entrevista conduzida pela também polaca e sócia dos dragões Ewelina Wojciechowska, lançou o segmento 'Polska Files', onde a dupla de centrais abriu o coração sobre os primeiros meses na Invicta. Uma conversa intimista em que saltou à vista que ambos os jogadores já estão mais do que cientes do clube que representam. 

"Toda a cidade e os adeptos vivem o FC Porto. Parece mesmo uma religião ou uma cultura para quem aqui vive. A história é grandiosa, como se vencer estivesse no ADN do clube. Acho que é obrigatório vencer, não há outra alternativa além de ganhar. Vejo isso como algo positivo, que te dá energia extra nos momentos difíceis", referiu Bednarek, acrescentando que a primeira impressão que teve da cidade foi "em novembro do ano passado", aquando de um duelo de Portugal contra a Polónia. 

Já Kiwior recorda o dia em que se estreou no Dragão, na receção ao Nacional. "A atmosfera era muito boa e ajudou-me imenso a entrar no ritmo da partida. Antes do jogo, é incrível ver as pessoas nas varandas com cachecóis a acenar, transmitindo uma alegria contagiante", recordou o ex-Arsenal, que, quando chegou ao Dragão já Bednarek era titular indiscutível. Estatuto que goza desde a apresentação aos sócios. "Foi incrível jogar num estádio cheio, com uma apresentação da equipa carregada de emoções. Algo que me impressionou foi a chegada do autocarro ao estádio, com milhares de fãs a apoiarem-nos e a receber-nos calorosamente", lembrou o camisola 5. 

A muralha polaca

Há muito colegas na seleção polaca, os dois centrais formam agora dupla no eixo da defesa do FC Porto. E com sucesso tal que já são apelidados de 'muralha polaca'. "É ótimo podermos jogar juntos e sem dúvida, isso facilita a comunicação no nosso trabalho, contudo, creio que aqui temos simplesmente uma função definida em campo e, tal como o Kiwior, a minha principal tarefa é ajudar os colegas dentro do jogo e fazer sempre o que for melhor para a equipa. Acho que nenhum de nós pensa em termos de ser uma muralha polaca. Focamos-nos, sim, no próximo jogo para conseguirmos manter a baliza inviolada nos encontros seguintes. Isso sim seria ótimo e vencermos esses jogos. Penso que a humildade tem de ser mantida para que não fiquemos demasiado satisfeitos com o que alcançámos. Os jogos mais importantes ainda estão para vi, por isso vamos avançando passo a passo", considerou Bednarek, numa opinião partilhada pelo compatriota: "Não vamos ganhar o jogo só os dois, por isso precisamos do resto da equipa. Nós fazemos a nossa parte no campo, os nossos colegas fazem as deles. Eu joguei um pouco menos que o Janek, mas desde o início que me entendo muito bem com os colegas dentro de campo. Nota-se que essa comunicação é fácil, porque é fácil para conversar diariamente e criam uma boa energia e ambiente. Isso ajuda-nos muito a estar mais entrosados durante o jogo."

Questionados a caraterizarem-se um ao outro, Bednarek começou por analisar um colega que tem "duas faces". "Parece que, quando o jogo começa, ele ‘ativa uma chave’ e muda o seu comportamento", referiu sobre Kiwior, que, relativamente a Bednarek, não poupou nos elogios: "Não vou dizer que é um líder, mas ele tem mesmo algo especial. Quando tem um objetivo, faz tudo para o alcançar, tanto dentro como fora do campo."

Gastronomia e um prato que... assusta

A cumprir os primeiros meses em Portugal, Bednarek e Kiwior já estão encantados com a gastronomia portuguesa. Mas ainda não se aventuraram a experimentar todos os pratos... "A francesinha assusta-me. É um prato que tem tudo. Às vezes ainda penso em experimentar, mas... adio sempre. Não estou preparado ainda", assumiu Bednarek, ao passo que Kiwior está apaixonado pela zona da Ribeira: "Já tive a oportunidade de jantar perto da Ponte Luís I, e o sítio é realmente muito agradável."

Por Record
3
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas

Paulinho faz história no México

Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas