Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

21:15

05 outubro

Benfica

Benfica

Casillas garantido

Despede-se dos merengues amanhã e chega a tempo do arranque em Horst...

Casillas garantido
Casillas garantido • Foto: epa

Acordo concluído. Iker Casillas vai assinar por dois anos pelo FC Porto, com mais um de opção. auferindo um saláro de 3,5 milhões de euros limpos por época. Tal como desejava o próprio guarda-redes, depois de se ter deixado seduzir por Julen Lopetegui e pelo projeto desportivo que este lhe apresentou, grande parte das questões financeiras que poderiam emperrar o processo foram ultrapassadas.

Concretizado o negócio, tudo indica que o guardião vai estar disponível para integrar o dia inaugural do primeiro estágio de pré-época do FC Porto, em Horst – a equipa viaja para a Holanda amanhã e realiza o primeiro treino no sábado de manhã. Mais difícil é que Casillas ainda passe pela Invicta antes de rumar a Horst, até porque o Real Madrid está já a preparar uma cerimónia de despedida ao guardião. Depois de 25 anos ao serviço do clube, e tendo em consideração o desagrado despertado entre os adeptos pela forma modesta como Raúl e Guti saíram, os merengues estão a preparar para amanhã, pelas 13 horas, um evento no qual os adeptos poderão despedir-se condignamente do seu guarda-redes de tantas épocas. O palco escolhido foi naturalmente o Santiago Bernabéu.

De parte a parte

Depois do processo ter entrado em velocidade de cruzeiro com a disponibilidade demonstrada pelo Real Madrid para facilitar a saída de Casillas, foi o próprio guarda-redes, a pedido de Florentino Pérez, quem deu um passo em frente ao abdicar de parte dos 15 milhões de euros que distanciam os salários que tinha a receber até 2017 em Madrid e os 10 milhões de euros brutos que o FC Porto lhe propôs pelo mesmo período de contrato.

Tal como o Real Madrid, Casillas também não quis deixar o seu clube do coração pela porta pequena e, com este cenário em pano de fundo, as três partes acabaram por chegar ontem a acordo. O FC Porto irá garantir um guarda-redes de qualidade inatacável; Casillas tem pela frente um novo desafio na sua carreira depois de saber que não seria uma opção regular de agora em diante; e o Real Madrid, sem prejudicar a sua imagem junto dos adeptos, também poupará alguns milhões de euros e pode abrir um novo ciclo na baliza apostando forte em De Gea.

Balanços do mais vitorioso de sempre

• Com a partida do espanhol cada vez mais iminente, os jornais espanhóis começaram já a fazer toda a espécie de balanços sobre a carreira do guarda-redes no RealMadrid. Do crescimento de Casillas comprovado por fotografias até à eleição dos 25 momentos mais marcantes do guardião ao serviço dos merengues, o trajeto do guarda-redes foi lembrado de várias formas, mas talvez nenhuma torne tão clara a importância de Iker para o clube como facto de ser o jogador com mais vitórias conquistadas na história da liga espanhola. São 334 vitórias, mais uma que Zubizarreta, em 510 jornadas.

Adeptos blancos sofrem divisão

• A saída de Casillas, apesar de estar a ser tratada com pinças por parte do clube, está longe de satisfazer a totalidade dos adeptos do Real Madrid. Ao longo do dia de ontem, as notícias publicadas nos sítios dos órgãos de comunicação espanhóis foram pontuadas por opiniões para todos os gostos. Se há quem ache que Casillas deveria terminar a carreira noSantiago Bernabéu, até continuando a gozar do estatuto de titular, também houve quem aplaudisse a saída do guardião, tanto pela forma como foi conseguida... como pela sua alegada falta de qualidade para defender a baliza do Real Madrid.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas