Se contabilizarmos apenas o FC Porto, somente Branco tem esse título...
Iker Casillas poderá tornar-se no sexto jogador campeão do Mundo a atuar no futebol português, seguindo as pisadas do seu compatriota Joan Capdevila, o mais recente de todos, que defender as cores do Benfica em 2011/12 depois de, como o guarda-redes, ter conquistado o título em 2010.
Na história do campeonato português há ainda quatro brasileiros que jogaram no FC Porto, Benfica e Sporting e que foram campeões do Mundo. Mas apenas um deles, o central Anderson Polga, o fez depois de ter conquistado o título em 2002. Polga chegou ao Sporting na época 2003/04 e ali se manteve até 2011/12, tendo disputado mais de 340 jogos com a camisola dos leões.
Relacionadas
Os outros três casos são de jogadores que foram todos campeões do Mundo pelo Brasil em 1994 já depois de terem jogado em Portugal.
O lateral esquerdo Branco jogou no FC Porto entre 1988/89 e 1990/91, totalizando 80 jogos e assinando 12 golos (com o seu famoso pé esquerdo). O central Ricardo Rocha jogou pelo Sporting em 1988/89, disputando 12 jogos. E outro central, Aldair, jogou no Benfica na época 1989/90, tendo alinhado em 33 jogos e feito seis golos.
Ricardo Rocha disputou um jogo no Mundial de 1994, enquanto Branco foi utilizado em três jogos e Aldair foi sempre titular com Carlos Alberto Parreira. Em 2002, Anderson Polga foi utilizado em dois jogos por Luiz Felipe Scolari. Em 2010, tanto Iker Casillas como Joan Capdevila como titulares em todos os sets jogos da campanha triunfal de Espanha sob o comando de Vicente del Bosque.
Campeões do Mundo em Portugal
Siga todas as incidências da 2.ª jornada da fase regular da Liga Europa
Técnico do FC Porto vincou confiança profunda nos seus jogadores
Espanhol começa receção ao Estrela Vermelha no banco
Consulte as opções iniciais de Francesco Farioli e de Vladan Milojevic para o embate no Dragão
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra