Associação dos Jornalistas de Desporto reage à situação ocorrida na conferência de imprensa de Sérgio Conceição
Para lá da tomada de posição do Sindicato dos Jornalistas, que denunciou e condenou o tratamento dado ao jornalista Duarte Monteiro por Sérgio Conceição e o assessor de imprensa Rui Cerqueira na conferência de imprensa posterior ao FC Porto-Sporting, também o CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) saiu a público para repudiar a situação vivida no Estádio do Dragão.
Na sua nota, o CNID visa o assessor dos dragões - "um ex-jornalista que devia ter especiais responsabilidades na relação com os seus antigos pares" -, mas também Pinto da Costa pelo seu "silêncio complacente e cúmplice", que considera ser "simplesmente lamentável". Por outro lado, o mesmo comunicado lamenta que "quase 24 horas depois do sucedido" ainda não tenha havido "um pedido de desculpas".
Relacionadas
Leia o comunicado:
"O jornalista Duarte Monteiro, do site zerozero.pt, foi ontem tratado com pouca elegância por parte do treinador do FC Porto Sérgio Conceição na conferência de Imprensa após o jogo e depois insultado repetidamente pelo assessor de imprensa Rui Cerqueira, um ex-jornalista que devia ter especiais responsabilidades na relação com os seus antigos pares.
Mais tarde, à saída do estádio, o jornalista voltou a ser insultado de forma gratuita pelo assessor de Imprensa do FC Porto, perante o silêncio complacente e cúmplice do próprio presidente do clube. Simplesmente lamentável.
Uma cena que se julgava já impossível de acontecer nos estádios portugueses, e que tem que ser denunciada quando acontece. E quase 24 horas depois do sucedido ainda não houve um pedido de desculpas, o que se lamenta ainda mais.
Os jornalistas sabem que a sua profissão os sujeita a situações difíceis e sabem conviver com elas. A tentativa de intimidação, da parte de supostos poderes ou de quem quer agradar a certos poderes, é uma das armas mais antigas contra os jornalistas. Só que o Jornalismo tem que estar sempre acima disso e preparado para enfrentar quem o tenta silenciar. A tolerância e o respeito são pilares da sociedade democrática e de um desporto são. No desporto, ser mais forte nunca deve ser sinónimo de ser mais bruto."
Extremo foi o principal destaque na vitória portista por 1-0
Central saiu lesionado, de maca, no encontro com o Nacional depois de jogar apenas 4 minutos
Sem a velocidade vista até aqui, os dragões meteram a 5.ª na mesma
Treinador do FC Porto contente com vitória sobre o Nacional
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Sem opção de compra