Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

V. Guimarães

V. Guimarães

20:30

18 janeiro

FC Porto

FC Porto

Ontem

Samu a "fazer lembrar" Totti, os elogios aos polacos e a melhor defesa em Portugal provada pelos números: o que disse Farioli

Treinador do FC Porto analisa vitória sobre o Benfica na Taça de Portugal

A carregar o vídeo ...
Farioli: «Samu faz-me lembrar o Totti»
23:50 14.01.2026

«Samu faz-me lembrar o Totti pela maneira como faz os passes»

Tem sido notória a evolução do Samu nos vários aspetos do jogo. Como é que isto beneficia o FC Porto? E que trabalho tem sido feito com ele?

"Falou numa questão importante. A evolução do Samu é impressionante. Cheguei a ouvir comentários que diziam que não era o jogador certo para o nosso estilo de jogo, mas sempre disse que precisava de um jogador como ele. É jovem e tem coisas a melhorar, mas é muito completo. Melhorou no primeiro toque. E até lhe chamo por vezes Francesco Totti, porque a maneira como faz os passes até me tem relembrado dele... É um número 9, mas tem a capacidade de desenvolver esta competência. E isso faz com que tenha um perfil único, algo que para nós é uma melhoria. Acima de tudo, o crédito é do jogador, à sua abertura para trabalhar, para aprender pequenos detalhes. Já o disse em outras conferências: é trabalho que se faz nos sub-13 e nos sub-14. E ele tem feito tudo isso antes e depois do treino. O tempo que tem dedicado ao treino... Ainda há coisas a melhorar, mas sem dúvida que está no caminho certo para ser um dos cinco melhores avançados do mundo".

Termina a conferência

23:46 14.01.2026

«Falei com Kiwior e ele mostrou-se pronto a ajudar a equipa onde quer que fosse»

Kiwior jogou a lateral-esquerdo, mas também ajudou a atacar. Isso surpreendeu-o? Sobre Pablo Rosario, parece-lhe que está no melhor momento da carreira?

"Quanto ao Kiwior, não estou surpreendido porque acho que é um excelente jogador. Quando estávamos a voltar do jogo do Santa Clara, falei com ele e perguntei-lhe se queria jogar na posição. E ele mostrou-se pronto a ajudar a equipa onde quer que fosse. E é essa a mentalidade que queremos de todos os jogadores. Fez um jogo fabuloso. Qualidade com bola, elegância, capacidade física... Veremos se no próximo domingo jogará na posição de hoje ou na sua posição favorita, mais ao centro. Mas é um jogador de topo, não há muito mais a dizer. O Pablo? Não sei se está no melhor momento da carreira, até porque já teve momentos muito bons. Mas é um jogador de equipa e muitas das vezes é subestimado. Não é um jogador que chame muita a atenção ou que se destaque muito, mas é um jogador que encantou todos os treinadores que o orientaram. É um jogador muito útil, até porque joga em várias posições. E a entrada do Alan Varela, mais tarde, também nos ajudou a manter a qualidade e a consistência".

23:45 14.01.2026

«Bednarek e Kiwior agora serão os irmãos mais velhos do Pietuszewski»

Adaptação dos jogadores polacos do plantel... Quando é que Pietuszewski poderá ser titular? (pergunta de jornalista polaco?)

"Em relação ao Bednarek e ao Kiwior, estamos a falar de dois grandes jogadores. Extremamente motivados. A primeira vez que liguei ao Bednarek, ao fim de 15 minutos, ele já estava a ligar ao agente a dizer que queria vir para o FC Porto. Houve uma química. Quanto ao Kiwior, era algo que já estava a acontecer. Ele já estava entusiasmado, já na última época tinham existido alguns contactos. Aconteceu tudo muito rápido. Recusou vários clubes até da Premier League. Estamos a falar de espírito, de vontade de jogar pelo FC Porto. São dois belos exemplos e o facto de serem polacos facilitou. E, como tal, agora serão os irmãos mais velhos do Oskar. Um jovem talento que ainda tem de trabalhar. O nível competitivo aqui é elevadíssimo. Os primeiros dias foram positivos, mas ainda há muito a fazer. E, enquanto equipa técnica, cá estamos a tentar colocar tudo à sua disposição".

Pub
23:44 14.01.2026

«Tivemos 5 ou 6 jogadas... Se tivessem entrado, teríamos muitas publicações a falar de uma goleada»

FC Porto ganhou com rigor tático, eficácia e capacidade de sofrimento. É especial ganhar o jogo à Mourinho?

"Já disse isto várias vezes. José Mourinho é para mim uma referência pela forma como mudou o futebol. Não só pelas vitórias, mas pela forma como alterou a abordagem ao jogo, a metodologia. Foram coisas que a minha geração aprendeu com Mourinho. Hoje jogámos um bom futebol, fizemos cinco ou seis jogadas que vos convido a rever. Infelizmente não se traduziram em golos, caso contrário amanhã teríamos muitas publicações a falar de uma goleada...".


A carregar o vídeo ...
«Tivemos 5 ou 6 jogadas... Se tivessem entrado, teríamos muitas publicações a falar de uma goleada»
23:41 14.01.2026

«Estou muito orgulhoso deste espírito de equipa»

Ficou intranquilo por não ver o segundo golo acontecer?

"O jogo até podia ter acabado mais cedo... Tivemos boas ocasiões para concretizar e podíamos ter transformado algumas em golo, mas infelizmente não conseguimos e isso, realmente, deixou-nos algo agitados até final. Mas sem dúvida que os jogadores conseguiram gerir o resultado e mostraram que são os primeiros a sofrer quando é necessário. Estou muito orgulhoso deste espírito de equipa".

23:38 14.01.2026

Mais um jogo sem sofrer: «Os números demonstram-no. Mas não é algo que queiramos celebrar em demasia»

FC Porto voltou a não sofrer golos. É seguro dizer que tem a melhor defesa em Portugal?

"Os números demonstram-no. Mas não é algo que queiramos celebrar em demasia. Claro que é importante não sofrer, deixa-nos mais perto de vencer, mas daqui a quatro dias vamos defrontar uma equipa que está no seu pico de forma. Já nos eliminaram na Allianz Cup, conquistaram esse troféu... Temos de estar muito bem preparados para mais um grande desafio".

Pub
23:38 14.01.2026

«Semana no Algarve? Criou-se uma sensação muito especial, algo que não é fácil atingir no futebol profissional»

Entrada do FC Porto neste jogo fez lembrar o início avassalador de época. Esta semana no Algarve foi boa para redescobrir algumas coisas? O que sentiu no final do jogo com as lanternas todas ligadas na bancada?

"A semana no Algarve, e já o disse ontem na conferência de imprensa, foi muito especial por muitos motivos diferentes. A qualidade do trabalho em todas as sessões, muita intensidade, muito compromisso. As famílias estavam connosco... Criou-se uma sensação muito especial, algo que não é fácil atingir no futebol profissional. A mistura entre o desejo de trabalhar e seguir uma direção, ter claro para quem o fazemos. Foi muito especial, há aqui uma transferência do ambiente que se criou no Algarve. Perceber para quem jogamos, qual o propósito. Jogadores mostraram vontade, dedicação, energia ímpares. Acho que hoje chegámos a ter cinco ou seis situações celebradas em todo o estádio como se tivessem sido golos. E isto passa tudo para o balneário, para uma ligação que está em crescendo. E já disse aos jogadores que há que desfrutar durante o tempo que pudermos. A nossa preparação para o jogo em Guimarães já começou".

23:35 14.01.2026

«Martim Fernandes jogou 75 ou 80 minutos com o nariz partido»

Martim Fernandes jogou quase todo o jogo com o nariz a sangrar. O facto de se ter aguentado mostra esse espírito da equipa?

"Não é a primeira vez que um jogador do FC Porto joga com alguma parte do corpo partida ou em mau estado, e o Martim, de facto, jogou 75 ou 80 minutos com o nariz partido. Fez um excelente desempenho, mostrou muita qualidade, capacidade a atacar, a defender, a preencher os espaços. Tenho a certeza que vai recuperar rapidamente".

23:34 14.01.2026

«Bednarek? Não sabemos se é algo muscular...»

Qual o estado físico do Bednarek, que saiu lesionado?

"Vamos esperar por amanhã. Não sabemos se é algo muscular, é algo que teremos de avaliar amanhã de manhã".

Pub
23:34 14.01.2026

«Thiago Silva demonstrou dentro de campo o seu talento e carisma»

Comentário à exibição do Thiago Silva, que parecia já estar há muito tempo no FC Porto...

"Um jogador deste nível, com esta experiência, qualidade e capacidade de liderança... Não é necessário muito tempo para criar aquela ligação. Estamos a falar de um grande atleta, de um excelente profissional, e demonstrou dentro de campo o seu talento, o seu carisma. O seu desempenho foi claríssimo".

23:33 14.01.2026

«Foi um jogo com todos os ingredientes»

Como analisa a exibição do FC Porto e que destaque pode dar ao papel coletivo da equipa?

"Acho que disse tudo. Concordo totalmente. Esta sensação de estarmos juntos foi muito clara. Acho que logo na 1.ª parte temos quatro ou cinco grandes oportunidades e marcámos numa sequência de pontapés de canto. Na 2.ª parte, o jogo teve menos oportunidades porque também defrontámos uma grande equipa com um grande treinador. Mas acho que foi um jogo com todos os ingredientes".

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas