Atual presidente dos dragões juntou-se, em 1981, à candidatura de Manuel Francisco Couto
Pinto da Costa lembrou, à revista Dragões, os principais objetivos que constavam do programa que apresentou ao FC Porto em 1981. Na altura, o atual presidente dos azuis e brancos, que revelou que iria fazer parte da área do futebol, pertencia à candidatura de Manuel Francisco Couto.
O primeiro objetivo era o de rebaixar o estádio para que este ganhasse mais 20 mil lugares. A 16 de dezembro de 1986, quatro anos depois da tomada de posse, Pinto da Costa aumentou a capacidade do Estádio das Antas de 75 mil para 95 mil lugares. Para isso, rebaixou-o, fazendo avançar as bancadas na direção do campo e substituindo as pistas de ciclismo e atletismo.
Relacionadas
Uma segunda meta a cumprir era a de preparar uma equipa de futebol que vencesse, pelo menos, um a cada três campeonatos. Esse objetivo apenas falhou, desde 1982, em duas ocasiões: no tetra campeonato do Benfica, entre 2013/14 e 2016/17, e entre 1999/2000 e 2001/02, quando o Sporting, por duas vezes, e o Boavista triunfaram na competição.
Os regressos imediatos de José Maria Pedroto - treinador - e Fernando Gomes - jogador -, duas das principais figuras dos azuis e brancos, foram cumpridos com sucesso: o presidente do FC Porto trouxe ambos de volta em julho de 1982.
A quarta meta estava relacionada com as modalidades: Pinto da Costa pretendia ser campeão em todas, ganhando, pelo menos, um título em cada três. Ora, 82 por cento dos títulos nacionais e internacionais nas principais modalidades do FC Porto foram conquistados pelo atual presidente dos dragões - o equivalente a 246 em 298.
A revista 'Dragões' veio dar azo ao quinto objetivo: o de lançar uma revista que estivesse ao nível das melhores entre os clubes europeus.
Por fim, Pinto da Costa desejava estar numa final europeia no mandato de 1982/83, algo que não aconteceu. Porém, alguns anos depois, o FC Porto conquistou a Taça dos Campeões Europeus em 1986/87 diante do Bayern Munique (2-1), com golos de Madjer e Juary.
"De então para cá, Vós conheceis a nossa História. Não me compete julgá-la. Não sou historiador. Mas, passados 40 anos, sinto muito orgulho em ter ajudado tantas excecionais equipas de dirigentes a triunfar", conclui Pinto da Costa.
Estudo desenvolvido para 29 ligas através de modelo que combina variáveis desportivas, económicas e demográficas
Técnico do FC Porto somou 43,7% dos votos
Tempo de baixa do lateral prolonga-se para lá da receção ao Nacional e, nesse período, Martim Fernandes também não entrará nas opções
Todos estão totalmente comprometidos na rápida recuperação
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS