O MÉDIO portista Deco repetiu em Barcelos, frente ao Gil Vicente, a proeza de concretizar um golo de canto directo conseguida há duas épocas na 5ª eliminatória da Taça de Portugal na Madeira, com o Ribeira Brava.
Várias similaridades ligam um e outro caso: representou o golo de abertura, lançando a equipa para a goleada (5-2, com o Gil; 4-0 com o Ribeira Brava), marcado do lado direito e para o segundo poste.
Para lá do efeito de inspiração que o lance parece ter para a equipa, merece análise o facto de ser conseguido do lado direito, por duas razões de ordem distinta: em termos técnicos é bastante mais difícil colocar a bola na zona de baliza mais distante; mas, por outro lado, tem a vantagem de tornar mais complicada a intervenção do guarda-redes pela dificuldade de calcular com exactidão o ponto ideal de intercepção da bola.
Entre um e outro golo Deco fez várias tentativas para o repetir sem sucesso, sempre do lado direito, mas em alguns casos a obrigar os guarda-redes a aplicarem-se para evitar o golo. Isto revela que Deco treina este tipo de situação, que raramente é tentada pelos jogadores dada a pouca probabilidade de ser conseguida, seja pela dificuldade de execução seja pela colocação estratégica da defesa que acautela a possibilidade.
Por isso, não será só uma questão de inspiração, mas, como Deco prefere dizer, de competência, porque também é preciso conseguir traçar, lá longe no quarto de círculo, a linha directa para o golo. No entanto, ser competente ao ponto de ser capaz de decorar, no sentido de ornamentar, a eficácia do golo é um privilégio de virtuosismo reservado a poucos.
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam