Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

20:45

18 dezembro

Famalicão

Famalicão

Dragões têm na História um aliado contra o Bayern Munique

Azuis e brancos defenderam sempre com sucesso uma vantagem de dois golos...

Dragões têm na História um aliado contra o Bayern Munique
Dragões têm na História um aliado contra o Bayern Munique • Foto: epa

A segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões entre FC Porto e Bayern Munique vai revelar se a vantagem dos dragões é ou não suficiente para que estes alcancem a tão desejada próxima fase da prova. É um facto que não é fácil recuperar de dois golos, pelo que a missão dos pupilos de Guardiola se prevê complicada.

A teoria foi, de resto, comprovada ao longo da história, quer pelas vantagens obtidas e conservadas por parte dos dragões, quer pelas eliminações dos bávaros após resultados semelhantes fora de portas. Analisando os dados referentes à Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, conclui-se que a equipa portuguesa se viu nesta situação por duas ocasiões e saiu de ambas com motivos para festejar.

As vantagens do FC Porto por dois golos na Taça/Liga dos Campeões:

Nas duas vezes, bastou um empate aos dragões para carimbarem o acesso à fase seguinte e, recorde-se, a caminhada de 2003/2004 terminou… com a taça nas mãos azuis e brancas.

Ao contrário, o Bayern Munique não guarda boas memórias dos encontros que perdeu como visitante na primeira mão por dois golos de diferença. Também foram dois (excluindo ainda o desta quarta-feira) e ambos viram comprovado na segunda mão o fim do percurso europeu dos alemães na respectiva temporada.

As desvantagens do Bayern por dois golos na Taça/Liga dos Campeões:

Somando as provas europeias

Analisados os dados da Liga dos Campeões, é chegada a altura de somar a totalidade das provas europeias, e a vantagem continua do lado portista. Em todas as competições da UEFA, o Bayern Munique tentou quatro vezes virar um resultado negativo de dois golos na primeira mão fora de casa e nunca o conseguiu.

Já o FC Porto defendeu essa vantagem por 10 ocasiões, tendo apenas falhado numa. Sucedeu em 1980/81, frente ao Grasshoppers, na segunda ronda da Taça UEFA. Os dragões ganharam primeiro por 2-0, mas perderam fora por três golos sem resposta.

Três em 178

Curiosamente, em nenhum dos quatro exemplos citados na Liga dos Campeões ocorreu o resultado exato de 3-1, sendo que o golo fora de casa pode ser precioso para a equipa de Guardiola. No entanto, mais uma vez a estatística parece pender para o lado contrário dos germânicos. Desde que existe a regra dos golos fora, um total de 178 equipas tentaram virar uma derrota por 3-1 nas provas europeias. No entanto só três conseguiram fazê-lo. Dentro de uma semana saberemos se os bávaros serão os quartos...

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas