Treinador do FC Porto na antevisão ao jogo com o Casa Pia (domingo, 18h00)
Como lida com as expectativas dos adeptos?
"Há uma linha muito ténue. O entusiasmo é algo que precisamos de ter em conta. Temos de colocar a lenha na fogueira no dia-a-dia. Se virmos a maneira como a equipa mudou... Também tem muito a ver com o acreditar dos adeptos. Senti-me sempre muito bem-vindo aqui, há uma grande vontade de devolver o FC Porto ao sítio onde pertence. O estádio está novamente esgotado e as coisas acabam por ir ao sítio. Se os adeptos estiverem connosco, é mais fácil chegar a um certo nível, os jogadores sentem essa paixão. É uma espécie de 'casamento', algo que precisa de estar sempre lado a lado. As expectativas são altas e, neste caso, a pressão tem de ser um privilégio. Quando competimos para ganhar todos os jogos é algo muito exigente, mas também temos de estar preparados".
Há notícias sobre um jogador que pode vir para o FC Porto, o El Karouani...
"É um jogador bom, mas não é um alvo".
Arbitragem do último jogo... Parece que não gostou muito e receberam nota negativa. É uma preocupação para si?
"Não sei se é uma pergunta ou uma afirmação... Tenho muita coisa para fazer enquanto treinador, comentar sobre a arbitragem não é aquilo que devo fazer. Há pessoas na federação que devem avaliar essas coisas. Tenho muito respeito por toda a gente, acho que é preciso garantir que a competição está no mais alto nível. Não tenho comentários a fazer sobre isso".
Quais as diferenças entre Samu e De Jong?
"É verdade que são dois avançados muito bons, mas têm caraterísticas diferentes. O Samu ataca mais o espaço, o Luuk é mais um homem-alvo. Têm diferenças, mas também fazem coisas em comum. De acordo com as caraterísticas, há coisas que temos de ajustar na maneira como jogamos, como tentamos colocá-los nas melhores posições possíveis. Sabemos o que cada um traz para nós, mas não posso dizer tudo na conferência...".
Está preparado para perder Rodrigo Mora?
"Temos de estar preparados para muitos cenários no mercado, mas também temos de respeitar a minha decisão de não entrar em detalhes sobre jogadores que podem estar prestes a chegar, ou que podem sair. É claro que, no mercado, há coisas que podemos controlar e outras que não. Não preciso de entrar mais em detalhes sobre esta situação. O que posso dizer é que o Rodrigo está pronto para amanhã".
De Jong está pronto para jogar 90 minutos?
"O Luuk jogou 70 minutos na semana passada a muito bom ritmo e acho que está cada vez mais preparado para jogar os 90. Na última temporada fez muitos jogos consecutivos. Por isso, acredito que está quase preparado para fazer 90".
Samu vai estar disponível antes da paragem para as seleções? Casa Pia vai ser um desafio diferente, por jogar com uma linha mais baixa?
"A situação do Samu ainda está a ser avaliada. É uma lesão significativa, mas ainda temos esperança que possa recuperar antes da paragem. É algo que tem de ser avaliado a cada dia. É difícil dar mais detalhes. Sobre o jogo e sobre possíveis estratégias, daquilo que vi no campeonato e na pré-temporada, o Casa Pia é uma equipa que sabe alterar os momentos do jogo. Às vezes defendem mais baixo, outras tentam pressionar mais alto e ser mais agressivos. Preparámos o jogo tendo em conta todos esses cenários. Depois, claro, é preciso ler os momentos do jogo. A importância das bolas paradas, claro que é uma situação em que também podem ser perigosos. Estamos preparados para tudo".
O Casa Pia fez um bom trabalho na temporada passada. Que ameaças vê na equipa?
"Mais do que escapar à descida de divisão, bateram o recorde de pontos e fizeram bons resultados contra equipas grandes. É uma equipa boa, com um belo treinador, que fez um trajeto fantástico. Têm ameaças diferentes tendo em conta a maneira como jogam. Os avançados mexem-se muito e encontram o espaço certo para causar danos. São muito fortes em bolas paradas. A qualquer momento, podem criar dificuldades. Temos de estar bem preparados".
Francesco Farioli faz este sábado, a partir das 12h30, a antevisão do jogo do FC Porto com o Casa Pia, partida da 3.ª jornada da Liga Betclic que se disputa amanhã, no Dragão, a partir das 18 horas.
Conselho de Disciplina privilegia 'Field Play Doctrine'. É pouco provável um castigo, mas inquirições ao árbitro e VAR serão decisivas
Médio apontou um golo e fez uma assistência no triunfo (6-0) frente à Bielorrússia
Jogador dos dragões também assistiu diante da Bielorrússia
SAD penalizada pelo Conselho de Disciplina devido ao comportamento do público na receção ao Benfica
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos