Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Nottingham Forest

Nottingham Forest

20:00

23 outubro

FC Porto

FC Porto

A violência que "repudia", a renovação do contrato e o 'like' em publicação de Cecília Pedroto: o que disse Sérgio Conceição

Em antevisão ao encontro da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Montalegre, esta sexta-feira pelas 20h45

A carregar o vídeo ...
Sérgio Conceição e o momento tumultuoso no FC Porto: «Como sócio há 27 anos, deixa-me triste e é condenável»

Sérgio Conceição faz, esta quinta-feira, a antevisão ao jogo frente ao Montalegre da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, que se realiza amanhã, pelas 20h45, no Estádio do Dragão.

Que Montalegre espera amanhã no Estádio do Dragão e que FC Porto podemos esperar? Wendell e Zaidu podem ser opções? Ausências, pode haver alteração tática?

"Espero uma equipa super motivada, a tentar criar surpresa como todas as equipas de escalões inferiores tentam nesta competição. Temos de estar atentos. Analisamos e olhamos para o adversário com o mesmo respeito e dedicação de todos os jogos e das outras competições, e cabe-nos assumir o jogo dentro daquilo que foi a estratégia definida, percebendo o que poderá acontecer e antecipando cenários, usando os jogadores que acho que estão em melhores condições. Pode haver uma ou outra variante na equipa em termos de dinâmica porque hoje chegou o Pepê, o Jorge [Sánchez] também, Taremi só fez recuperação e chegou ontem depois de viagens longas, com diferentes equipas técnicas... Temos de fazer essa gestão, nunca é fácil preparar a equipa dentro desse contexto. Temos 11 jogadores preparados para iniciar e mais cinco que vão entrar para dar o seu melhor".

Pinto da Costa disse que tenta que o barulho fora de campo não preocupe a equipa. Tendo em conta os recentes acontecimentos, e o caso de violência junto da casa de Villas-Boas, como olha para este momento conturbado? Sente-se um trunfo eleitoral de Pinto da Costa?

"Olhamos para aquilo que se passa à nossa volta, eu como empregado do FC Porto tenho que me focar na equipa. O meu papel é ser treinador, tenho de preparar a equipa da melhor forma, olhando para estes acontecimentos que fazem parte ou que estão a fazer parte deste ambiente e do clube, e que me deixam absolutamente triste. Obviamente que repudio qualquer tipo de violência e o que vi na AG, como sócio há 27 anos, deixa-me triste e é condenável. A partir daí, não comento mais. O meu foco é no jogo de amanhã".

Depois desta longa paragem, vários acontecimentos têm potenciado um ambiente difícil no FC Porto. Pinto da Costa, falando das eleições, fazia crer que o Sérgio ainda não renovou porque não sabia com o que contar no futuro. Revê-se em tudo o que o presidente disse?

"O meu foco é no jogo de amanhã. Depois, a seguir ao jogo do Montalegre, será o jogo com o Barcelona. Depois vamos jogar com o Estoril, é um ciclo de jogos que pode definir muita coisa naquilo que é o futuro da equipa nas diferentes provas. Sou empregado e trabalhador do FC Porto, não tenho de comentar as palavras do meu presidente. Em relação a mim, não vejo qual é o espanto das palavras do presidente quando a minha última renovação foi em junho de há três anos, renovei nas férias. Neste momento, estou preocupado, e acho que os sócios também, com o facto da equipa ganhar títulos. Há coisas que observo, outras que não gosto de todo e não aprecio, mas o meu papel não é comentar essas situações. Já o fiz de forma muito curta dando a entender o meu sentimento, mas o mais importante é o jogo de amanhã".

Considera-se a pessoa mais consensual no universo do FC Porto?

A carregar o vídeo ...
Sérgio Conceição: «O mais consensual? Sublinharam um 'like' que meti na dona Cecília Pedroto...»

"Quem, eu? Sublinharam um 'like' que meti na [publicação da] dona Cecília Pedroto, e referindo uma frase que considero muito importante, porque quando falamos do nosso mestre e alguém que eu admiro, que dizia que os sócios do FC Porto não são o 12.º jogador, são o 1.º. Sem eles, não havia razão do clube existir. Os sócios querem é vitórias, títulos, e não querem também algumas situações que infelizmente aconteceram. Somos de uma região muito apaixonada pelo nosso clube, muito dedicada à causa. Não somos o que vimos neste passado muito recente, isto que fique claro. A partir daí não há mais nada a comentar, há que preparar jogos e dar alegrias aos sócios, para que possamos fazer melhor do que temos feito. Esse é o objetivo".

O Sérgio, como figura importante do FC Porto, tem alguma mensagem para os sócios?

"Já passei aqui várias mensagens hoje, penso que os sócios, adeptos e simpatizantes são inteligentes e vão perceber aquilo que quero dizer".

Boletim clínico... Teme que este ambiente possa perturbar os jogadores dentro de campo?

"Zaidu e Wendell estão fora. Pepe está fora também, Iván Jaime voltou e fez dois treinos, está apto mas não nas melhores condições. Ambiente? Estamos empenhados em trabalhar, não falamos muito dessas situações no balneário e no treino. A mensagem que queremos passar é que os adeptos continuem a ser apaixonados e a apoiarem da maneira que apoiam. Vamos precisar muito deles".

Que ambiente gostaria de ter no Dragão?

"O ambiente que gosto para a minha equipa, o de chegar ao fim dos jogos e estar um ambiente de vitória. Que o FC Porto ganhe".

Análise ao Montalegre... 

"4x2x3x1, tem um ponta-de-lança muito interessante, o Alex, dois alas também muito interessantes e dois médios que se mostram muito ao jogo num duplo-pivô. Centrais, Douglão forte, com algumas fragilidades que descobrimos. O capitão joga do lado direito. Estão em 3.º no campeonato, têm o melhor marcador. É uma equipa à imagem do seu treinador, que se der para sair a jogar de forma mais ligada sai, se não der é muito simples no seu processo ofensivo, olhar para a referência na frente e, com movimentos rápidos dos alas e a aproximação dos médios... Defendem bem, podem defender mais alto, depende da estratégia definida pelo treinador. Temos de ser nós a descobrir a forma e a antecipar cenários que podem acontecer, olhando para aquilo que foi o Montalegre nesta competição e no seu campeonato, temos de perceber que vão ter o jogo mais mediático e importante até agora. A análise que fizemos e o que falámos sobre o Montalegre foi igual a como quando jogámos na Liga dos Campeões. Um abraço às pessoas de Montalegre, que acho que vêm em dez autocarros".

João Mário e Pepê internacionais...

A carregar o vídeo ...
Sérgio Conceição e a primeira internacionalização de João Mário: «Veio um bocadinho a dormir...»

"Fico extremamente contente pelo percurso e evolução deles, por chegarem a um patamar de seleção, a um espaço onde estão os melhores de cada país. É merecido. Penso que temos mais dois ou três jogadores que podem ser chamados a qualquer momento, Galeno, Evanilson... Jogadores com potencial e que, com o que fazem no clube, podem vir a ser chamados, tal como eu já vinha dizendo acerca do João Mário e do Pepê. Espero que venham um bocadinho mais acordados, o João veio a dormir nestes últimos dois ou três dias, tem de perceber que tem um treinador português e não um espanhol".

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas