Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Nottingham Forest

Nottingham Forest

20:00

23 outubro

FC Porto

FC Porto

24/09/2024

As aspirações na Liga Europa, a rotação na equipa e o "ato de loucura" de vestir calções na Noruega: o que disse Vítor Bruno

Duelo da Liga Europa marcado para quarta-feira às 17h45

20:55 24.09.2024

Vai usar calções?

"Não vale a pena criar aqui um estigma ou o que quer que seja (risos). Obviamente seria um ato de loucura muito grande da minha parte ir de calções amanhã. Ou um ato de muito pouca inteligência, também. Mas nunca se sabe. O ato de loucura às vezes pode andar de mãos dadas e pode acontecer. É o que tiver que ser."

20:54 24.09.2024

Estreia internacional como treinador na Europa

"Em relação à minha estreia, é um marco, será o que tiver de ser. Eu não ligo muito a métricas, a dados, a números. Não ligo, não tenho muito interesse. Obviamente que ficarei satisfeito, não por mim, por me estrear com uma vitória, mas porque essa vitória é coincide com três pontos do FC Porto na sua caminhada para chegar ao oitavo-de-final."

20:53 24.09.2024

Perigos do Bodo/Glimt

"Ganhou 6-1 à Roma e no mesmo ano voltou a ganhar 2-1 na fase iluminar. Por isso, o Bodo/Glimt tem uma forma de jogar muito peculiar e que diz muito daquilo que é a qualidade e a valia do plantel. É uma equipa que ataca de uma forma, que defende de outra, tem capacidade de vestir diferentes peles ao longo do jogo. E isso diz muito do trabalho que está a ser feito aqui pelo treinador e pela equipa técnica. São jogadores individualmente muito capazes e se dermos espaços sujeitamo-nos a que nos façam mal. Obviamente que teremos também as nossas oportunidades de ferir o adversário, identificando aquilo que nós achamos como pontos menos ou mais débeis. Não os exporei aqui, mas conhecemos, estão identificados. Agora, será um erro muito grande da nossa parte se deixarmos o jogo correr, se deixarmos o Bodo fazer o jogo que quer fazer, se dermos espaço, se não formos a equipa organizada, disciplinada e intensa que temos sido recentemente, isso poderá acarretar um acréscimo de dificuldade para nós. Se não fugirmos daquilo que nós somos, estaremos sempre mais perto de ganhar. Sempre. Mas não apenas aqui, em qualquer contexto, qualquer competição. Temos de ser muito fiéis àquilo que estamos a instituir aqui dentro e não nos desviarmos nem um milímetro sequer daquilo que é nosso. Com respeito pelo adversário, muitas vezes pode estar por cima do jogo amanhã, sermos humildes, mas ao mesmo tempo uma ambição grande, como já disse, de querer ganhar."

Pub
20:52 24.09.2024

História confere obrigação de ganhar a prova?

"Sinceramente, não sei como atacar a questão. O peso institucional do FC Porto obriga-nos a olhar sempre para o clube com uma vontade enorme de fazer acrescentar troféus àquilo que é o Museu do FC Porto. A partir daí, não temos muitos caminhos alternativos. Obviamente que ganhou duas vezes neste milénio a prova, é verdade. Funciona quase como uma fonte de inspiração para nós. Se calhar, eventualmente até podemos pedir algum conselho ao nosso presidente, que foi a última pessoa a ganhá-lo. Mas é um caminho muito difícil. Eu acho que é um erro muito grande da nossa parte se começarmos a projetar o olhar ‘à la longue’ e esquecermos aquilo que vem amanhã. Este é o primeiro passo para cairmos e não queremos cair. Temos de estar de pé, firmes, fortes, coesos, disciplinados, como disse o Stephen, muito organizados, muito intensos, muito ambiciosos, mas com o único olhar metido naquilo que é o jogo de amanhã, não a pensar no que pode ser a consequência de passar para fase de grupos para chegar aos oitavos-de-final, por aí fora. O que tiver a acontecer, acontecerá naturalmente. Obviamente que um clube como o FC Porto tem sempre a ambição de erguer troféus. Faz parte."

20:51 24.09.2024

Necessidade de fazer rotação

"A necessidade de fazer rotação nesta fase da época não me parece que seja o caso, muito honestamente. Eventualmente, amanhã até poderão acontecer. Não será feita nenhuma revolução no onze, mas é provável que haja alguma alteração"

20:50 24.09.2024

FC Porto candidato? As aspirações na Liga Europa

"Somos candidatos a querer muito ganhar o jogo, apenas e só. O cartão de visita que o adversário nos deixa é um cartão de visita com algum peso, e devemos olhar para ele de forma desconfiada (...) Nós temos a pressão de nos comprometermos diariamente com a vitória, não semanalmente, digo diariamente, em tudo aquilo que é fomentado em treino, nós queremos muito enraizar esse tipo de mentalidade no balneário. Qualquer desafio para nós é feito para ser ganho. A Liga Europa é uma competição exigente. É preciso olhar e perceber que adversários é que estão nesta competição. É um formato diferente que gera sempre uma expectativa enorme. Por ser o primeiro formato, toda a gente vai querer deixar um carimbo forte na competição e vai querer ganhá-la. Eu acho, sinceramente, é um passo de cada vez. É um passo de cada vez, tentando de forma coesa, ganhando raízes fortes, quase indestrutíveis daquilo que tem de ser uma habitação sem limites dentro do balneário. Um vício enorme de ganhar, quase como se fosse uma droga sem a qual não conseguimos viver. Um bocadinho instituir isto no balneário é o nosso desafio. É o meu desafio, da equipa técnica para com os jogadores. Eles sabem disso, o Stephen é testemunha disso. Nós diariamente fomentamos esse tipo de abordagem, esse tipo de mentalidade ganhadora, competitiva. Depois, o que tiver a acontecer terá sempre uma consequência daquilo que é o trabalho diário. Não mais do que isso."

Pub
20:49 24.09.2024

Análise ao adversário

"Acho que se nós olharmos para o adversário por aquilo que ele realmente vale, temos que perceber que é um sério aviso aquilo que eles têm feito em casa recentemente. Um adversário que nos últimos oito jogos ganhou-os todos, que nos últimos 30 jogos de tudo o que foi taças europeias ganhou 24, e isso é um rácio que nos deve deixar em alerta. Obviamente queremos muito entrar forte, queremos muito começar a ganhar, sabemos que este formato de competição obriga a que estejamos, como disse o Eustáquio e bem, a roçar a perfeição praticamente em todos os jogos. É uma competição curta, apesar de ter oito jogos, é curta, e qualquer tropeço na fase inicial pode hipotecar aquilo que queremos atingir mais à frente. Em relação ao relvado em si, sinceramente eu acho que esse tipo de adversidades, devemos olhar para elas de uma forma quase para ir buscar e fazer emergir aquilo que é o nosso caráter mais corajoso, mais competitivo. Uma possível vantagem que possa ter o adversário acaba por se esfumar a partir do momento em que nós olhamos para isso como um espaço de poder praticamente fazer disso um estímulo forte para nós. Eu recordo-me que, há 36 anos, o FC Porto ganhou uma Taça Intercontinental com um estádio coberto de neve. Eu acho que devemos olhar para isso quase como uma inspiração. É uma oferta praticamente grátis de crescimento para nós, e só se cresce na adversidade, num momento difícil. Agora, queremos muito atacar a competição, queremos muito começar amanhã, viver a competição, senti-la verdadeiramente, fazê-la com total sentido de responsabilidade, mas com muito compromisso e muita ambição."

17:28 24.09.2024

Vítor Bruno projeta jogo com o Bodo/Glimt

Vítor Bruno faz esta terça-feira a antevisão ao jogo com o FC Porto com o Bodo/Glimt, marcado para quarta-feira às 17h45, da 1.ª jornada da Liga Europa. Os dragões viajaram com 27 jogadores na comitiva, entre os quais o espanhol Iván Marcano, lesionado há mais de um ano, mas que não está inscrito. De fora continua o defesa nigeriano Zaidu, ainda lesionado, tal como o médio Fábio Vieira, um dos reforços para esta temporada dos dragões, que, devido a um problema muscular, ainda não se estreou.

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas