Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Treinador do FC Porto fala do trabalho possível numa equipa grande como a dos dragões que disputa competições europeias
Seguir Autor:
Francesco Farioli não esconde a grande tarefa que é treinar um clube grande como o FC Porto, que por vezes nem tem tempo, entre jogos, para fazer uma sessão de trabalho. Por isso, o recurso ao diálogo e ao vídeo é constante. Algo que já garantiu uma leitura engraçada de Eustáquio.
"Sim. Claro que enfrentamos dificuldades ou jogos difíceis, acho que é normal. E nós não somos os únicos a enfrentar dificuldades porque jogamos numa Liga que é muito competitiva, com treinadores muito bons, que estão realmente bem preparados. As equipas que estão a jogar na Europa, elas também não têm muito tempo para treinar. É realmente complicado manter a forma, a energia e preparar jogos de futebol com uma sessão de treino. Às vezes acontece preparar o jogo apenas por vídeo ou preparar na manhã do jogo algumas coisas aqui, com 15 minutos no campo. O trabalho dos treinadores que estão a jogar em grandes clubes, que estão a jogar em competições europeias, é acrescentar ideias, mas na minha opinião, às vezes também tentar ser realmente eficiente no que escolher, porque não tens tempo e precisas de ser realmente bom em ser eficiente a passar a mensagem. E isto vai com a forma de passar a sessão de treino, o tempo que passas na sala de reuniões... como sabes, tornou-se como uma história bastante engraçada sobre a duração das nossas reuniões. Há uma história engraçada do Eustáquio, que costuma dizer que estamos a fazer séries da Netflix na nossa sala de reuniões... que, por sinal, tem sido um dos meus primeiros pedidos ao clube, ter uma sala de reuniões adequada. Acho que viste uma imagem no início, estávamos no ginásio, e agora o clube apoiou o meu pedido para construir um ambiente realmente agradável onde estamos a passar bastante tempo. É um dos lugares que é, para nós, mais importante porque lá construímos as nossas ideias, corrigimos as nossas ideias, confrontamo-nos uns aos outros. Há tantas coisas que no final são fatores chave no longo prazo, que claro é acrescentar novas ideias, mas também às vezes fazer bem as coisas porque isso também é realmente importante, como refinar, ir aos detalhes. E nesta época mudamos bastante. Mudamos mais de 10 jogadores. E juntar as pessoas tão rápido, acho que tem sido algo realmente bom. Agora temos necessidade de melhorar, necessidade de fazer as coisas ainda melhor. Mas deixa-me dizer outro objetivo, que é não deixar cair o nosso padrão e também a nossa paciência. Às vezes quando o jogo vai... torna-se complicado, mantermo-nos no jogo, mantermos o foco e continuarmos a fazer as coisas bem e aumentar o ritmo."
Relacionadas
"Ele vai acrescentar experiência, vai acrescentar qualidade. Como eu disse, acredito muito na gestão do jogo, em partilhar na gestão dos recursos físicos e mentais. Aqui ninguém está a discutir o palmarés do Thiago, o que ele fez no passado. O que ele fez nos jogos recentes é que importa, porque senão não ia estar aqui, sobretudo se os últimos jogos não fossem a um certo nível. Ele está a aqui para ajudar a equipa, para apoiar a equipa. Não lhe prometi nada. Eu só lhe que o quero para ajudar a equipa, seja se for para jogar todos os jogos ou se for para jogar cinco minutos no fim do jogo. E ele disse que está totalmente ciente disso. Ele tem a ambição de fechar um ciclo, porque ele começou a sua carreira europeia aqui no FC Porto B. Ele ganhou aqui no Dragão a Champions League. Ele vem com uma mentalidade clara. E tem um objetivo importante que é jogar o Mundial'2026 e estar pronto. Então, sim, acho que tudo está lá, mas acima de tudo a sua mentalidade, o seu compromisso. Ontem, quando o conheci pela primeira vez, ele tinha um grande sorriso, muita energia e isto é o que nós precisamos. E sim, estou realmente curioso para começar a trabalhar com ele a partir de amanhã, com um jogador que provavelmente é um dos top-5 defesas da história do futebol."
Relacionadas
Extremo polaco revela ainda ter recebido conselhos de Bednarek e Kiwior
Extremo polaco, de 17 anos, assinou um contrato válido até... 5 de janeiro de 2029
Extremo deve ser apresentado durante o dia de hoje
Só claques ou bilhetes regulamentares podem vir a ser parcialmente libertados
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Avançado do Galatasaray aborrecido por Lookman não lhe passar a bola
Em 2024, Rodri Sánchez saiu do Betis para rumar ao Al Arabi