Espaço sensorial visa possibilitar a pessoas com perturbação do espetro do autismo, disfunção do processamento sensorial, défice intelectual e doença de saúde mental, assistir a jogos, devidamente acompanhados por especialistas
O FC Porto apresentou esta sexta-feira o projeto inclusivo INZONE, no Estádio do Dragão, destinado a pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial, que arranca no sábado no jogo com o Estrela da Amadora, da Liga Betclic.
O espaço sensorial INZONE visa possibilitar a pessoas com perturbação do espetro do autismo, disfunção do processamento sensorial, défice intelectual e doença de saúde mental, assistir a jogos, devidamente acompanhados por especialistas.
"Temos a obrigação de pensar em todos e, em especial, nos que não são como nós e têm dificuldades. Temos que respeitar todos e todos são para nós iguais", disse na apresentação do projeto o presidente do FC Porto, Pinto da Costa.
A INZONE integra três espaços transitáveis e multidirecionais, que têm como propósito facilitar a participação ocupacional das pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial, com o objetivo final de integração na bancada.
A primeira zona, denominada de sala sensorial, destinada a quatro ou cinco utentes, com visibilidade direta para o relvado, permite assistir aos jogos de futebol com controlo de todos os estímulos (como som e luz).
Esta sala está equipada com materiais e equipamentos, como elementos visuais auditivos e táteis, que possibilitam a autorregulação do utilizador em situações de sobre-estimulação e a manutenção do estado de alerta e da atenção ao longo do jogo.
Neste espaço estão também disponíveis materiais bloqueadores de som, brinquedos reguladores e acesso a meios de comunicação aumentativa, bem como é ainda possível recorrer à realidade virtual para experienciar diferentes ambientes relaxantes.
A zona dois, denominada de intermédia, é um espaço de transição entre a sala sensorial (zona 1) e a bancada do estádio (zona 3).
Nesta zona intermédia o utilizador passa a ter menor controlo sobre o ambiente, mas mantém o acesso a elementos propriocetivos, táteis e vestibulares, que facilitam a sua regulação num ambiente menos controlado.
A zona 3, num espaço contíguo na bancada, possibilita o primeiro momento em que o utente da INZONE assiste ao jogo conjuntamente com os outros adeptos, mas é mantida a possibilidade de regressar às zonas anteriores sempre que necessário.
A INZONE é um projeto em parceria com a Escola de Saúde do Politécnico do Porto e, de acordo com o FC Porto, "será um excelente exemplo de como o futebol deve ser um promotor de inclusão, cumprindo assim o desígnio de não deixar que o futebol fique fora do alcance de ninguém".
View this post on Instagram
Lateral tem tirado partido da inclinação ofensiva da equipa à direita e já soma quatro assistências
Farioli chamou elementos da equipa B e dos sub-19
Apesar da contrariedade, expectativa é que o médio esteja apto para o jogo dos dragões frente ao Nacional
As primeiras sessões dos três escalões realizaram-se esta semana na Escola Básica 2/3 do Viso e no Pavilhão Gimnodesportivo do Lagarteiro
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense