Dragões falam num "discurso xenófobo, racista e de ódio"
O FC Porto deixou duras críticas a Carlos Xavier pelo comentário que o antigo jogador fez sobre Taremi, através da Sporting TV, onde se referiu ao avançado como "o muçulmano que não sabia nadar e agora sabe mergulhar". Na conta destinada à imprensa, os dragões consideraram as declarações muito graves para passarem incólumes e identificaram várias entidades.
"O que pensam sobre este discurso xenófobo, racista e de ódio na televisão do Sporting entidades como SOS Racismo, Amnistia, ERC, Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância, Justiça de Portugal e Governo? Ou a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial? Isto é demasiado grave para passar incólume", escreveram os azuis e brancos.
Relacionadas
O que pensam sobre este discurso xenófobo, racista e de ódio na televisão do Sporting entidades como @sosracismo, @amnistiapt, @ERC_PT, @ECRI_CoE, @justica_pt, @govpt? Ou a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial? Isto é demasiado grave para passar incólume. pic.twitter.com/bioD81n0wQ
— FC Porto Media (@MediaPorto) September 8, 2023
Pouco depois, Pinto da Costa também criticou estes comentários, através da intervenção que fez no Thinking Football. "Um comentador de um canal referiu-se ao Taremi como muçulmano que não sabia nadar e agora sabe mergulhar. Como é que se permite isto? Não sei se o SOS Racismo e as entidades vão reagir, protestar, se a ERC vai estar em cima disto. Não sei. Se calhar se o Taremi tivesse dado um beijo a uma mulher, era um escândalo para as televisões. Mas o resto vale tudo", disse o presidente dos dragões.
Francesco Farioli mexe na convocatória para Moreira de Cónegos
Águia escorregou (2-2) e não recuperou a liderança da série Sul; na série Norte, o dragão superou o Leixões e mantém-se invicto na liderança
FC Porto bate Sp. Braga com reviravolta e reforça estatuto no topo da Série Norte
Novo técnico dos azuis e brancos com vida difícil e segue-se... a visita à Luz
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus