Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Liga comunicou agendamento a 9 de dezembro com conhecimento da FPF
Seguir Autor:
O FC Porto pretende que o clássico da Taça de Portugal, frente ao Benfica, no Estádio do Dragão, se realize na data que está determinada: 14 de janeiro em horário a definir pela RTP.
Existem rumores de que as águias pretenderiam diferir esse duelo para fevereiro, usando como argumento a sobrecarga competitiva provocada pela Allianz Cup, onde apenas têm garantido o jogo da meia-final, e Liga dos Campeões. No entanto, apesar de existir uma previsão regulamentar que poderia sustentar um pedido nesse sentido, a mesma não foi ativada pelas águias, que segundo conseguimos confirmar, até ao final da noite de quinta-feira não tinham efetuado qualquer intervenção junto da FPF.
Seja como for, o FC Porto, ao que Record apurou, dá o assunto como encerrado e está indisponível para entendimentos, considerando o jogo como agendado com cariz oficial e definitivo.
A questão concreta é que a Liga comunicou por escrito a todas as partes, com conhecimento da FPF, que o jogo entre o vencedor do FC Porto-Famalicão e do Farense-Benfica se disputaria a 14 de janeiro, ficando apenas o horário para decidir pelo operador televisivo. Em segundo plano, porque nesta fase os azuis e brancos ainda não estão livres de terem de disputar o playoff da Liga Europa, a 19 e 26 de fevereiro, pelo que tendo igualmente de cumprir as rondas finais da fase de ligas dessa provas 22 e 29 de janeiro, não admitem alterar a planificação delineada.
A única exceção prevista e comunicada pela Liga, de acordo com o que foi dado a conhecer à FPF, seria se tanto FC Porto como Benfica não se qualificassem para a 6.ª eliminatória, sendo que nesse caso o duelo entre Farense e Famalicão seria disputado a 11 ou 12 de janeiro, não provocando conflito com a final da Allianz Cup.
Em pano de fundo, está ainda a recente polémica ocorrida na Comissão de Calendários da Liga, onde o FC Porto se sentiu prejudicado pelo alinhamento entre Benfica e Sporting. Uma reunião onde as águias ameaçaram passar a marcar unilateralmente os jogos em casa, via BTV, caso não lhes fosse permitido defrontar o Sp. Braga no domingo, dia 28.
Nesse cenário de tensão, os dragões viram recusadas, após votação, as pretensões de jogar a 23 com o Alverca e a 28 com o AVS, o que causaria sobrecarga e impedia o plantel de desfrutar do convívio natalício. Só um posterior reagendamento colocou essa receção dos portistas aos avenses a 29 de dezembro, mantendo-se a visita aos ribatejanos na próxima segunda-feira, dia 22. Um episódio que se somou ao da marcação do Arouca-FC Porto para uma segunda-feira na mesma semana em que teria de defrontar o Estrela Vermelha na quinta-feira e o Benfica no domingo, não tendo colhido na altura o argumento utilizado pelos dragões da defesa da posição de Portugal no ranking da UEFA.
Por último, e ainda que o Benfica defronte o Sp. Braga a 7 de janeiro, em Leiria, para a Allianz Cup, para ter o fim-se-semana preenchido terá de apurar-se para disputar a final no sábado, 10 de janeiro. Em caso de eliminação, as águias ficarão com uma semana limpa para preparar a visita ao Dragão, pelo que se tivesse sido acionado o adiamento dessa partida da Taça de Portugal, existiria um cenário que poderia redundar numa paragem alargada até à visita à Vila do Conde. Uma jornada por agendar mas tendo o domingo dia 18 de janeiro como data de base, antecedendo a deslocação à Juventus na quarta-feira seguinte, a 21 de janeiro, para a Liga dos Campeões.
Técnico dos dragões falou aos jornalistas na véspera do jogo com o Sporting
Espanhol e colombiano atacam melhores épocas das carreiras, mas ainda não marcaram em clássicos
Antigo lateral diz ainda que “seria bonito” que o compatriota voltasse à seleção brasileira
Treinador do FC Porto terá o seu onze base completo para o jogo com o Sporting
Italiano, que esteve nos gunners em 2013/14, diz quase ter tido um ataque de pânico
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox