Italiano, de apenas 36 anos, está na 'pole' para render Martín Anselmi no FC Porto
Com André Villas-Boas em reflexão sobre o futuro do comando técnico do FC Porto, a saída de Martín Anselmi é um cenário em cima da mesa. Ora, um nome que enche as medidas ao presidente dos azuis e brancos é o de Francesco Farioli, jovem técnico italiano de apenas 36 anos que tem ainda uma carreira curta mas que é visto como alguém que pode dar a volta ao mau momento dos dragões.
Farioli começou a carreira de treinador principal em 2021/22, na Turquia. Primeiro, orientou o Karagümrük, antes de dar o 'salto' para o Alanyaspor, 9 meses depois. O seu percurso naquele país chamou a atenção dos franceses do Nice, e foi por lá que passou a temporada 2023/24. Recentemente, Farioli embarcou numa nova aventura no Ajax, que apesar de ter começado bem, teve um desfecho inesperado: à 29.ª jornada, a equipa levava uma vantagem de 9 pontos no topo da tabela e deitou tudo a perder. Quando a luta pelo título parecia resolvida, o Ajax tropeçou frente ao Sparta Rotterdam, foi goleado pelo Utrecht e derrotado pelo NEC, antes de empatar com o Groningen. Ou seja, em 4 jornadas, somou... 2 pontos. E acabou ultrapassado pelo PSV (79/78), que se sagrou campeão holandês.
Relacionadas
Apesar dos altos e baixos, Farioli tem uma estrutura bem definida. Coloca a equipa a jogar preferencialmente num 4x3x3 ofensivo, com um médio mais recuado e outros dois com um papel de maior criação. Em relação aos laterais, também sobem com frequência. Basta ver que, juntos, Jorrel Hato e Anton Gaaei, respetivamente lateral-esquerdo e direito, somaram seis golos e 11 assistências em 2024/25.
Recorde-se que, em janeiro de 2022, Record fez um 'raio-x' à nova geração de treinadores-promessa. Nesse artigo, Farioli foi um dos técnicos que mereceu muitos elogios de Rui Malheiro: "Formado em Filosofia, com uma tese sobre estética do futebol e o papel dos guarda-redes, o toscano, apreciador de Jean-Paul Sartre, começou pelo treino de guardiões na equipa técnica de Roberto De Zerbi. Começou a solo na Turquia, onde as suas equipas, habitualmente fiéis a uma estrutura entre o 4x1x4x1 e o 4x3x3, se têm tornado objeto de culto pela qualidade da circulação em ataque posicional, com uma utilização subversiva dos princípios do terceiro e quarto homens, o que certifica goleadas de posse de bola e uma reação feérica à perda", podia ler-se.
Nesse mesmo artigo, Rui Malheiro incluia Francesco Farioli num lote de seis nomes a acompanhar no futuro. A saber: Rúben Amorim (então no Sporting e agora no Manchester United), Xabi Alonso (que passou da Real Sociedad B para o Real Madrid, sendo bem sucedido no Bayer Leverkusen no meio), Roberto De Zerbi (do Shakhtar Donetsk para o Marselha, com o Brighton pelo meio), Graham Potter (então no Brighton e agora no West Ham) e Matthias Jaissle (do RB Salzburgo e atualmente no Al Ahli Jeddah).
Farioli, refira-se, está sem clube há pouco mais de um mês, desde que deixou precisamente o Ajax, em maio deste ano.
Vladan Milojevic teceu elogios ao seu colega de profissão e admite que o FC Porto é um dos candidatos a vencer a Liga Europa
Partes formalizaram novo entendimento
Avançado do Estrela Vermelha destacou o histórico de "duas equipas colossais" na Europa e não quis assumir um favorito para o jogo
Miguel Nogueira no Dragão e Cláudio Pereira em Alvalade
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma