O argentino Hugo Ibarra, a mais cara contratação na história do FC Porto (mais de cinco milhões de euros), justificada pela opinião de Pinto da Costa que o considerava o melhor lateral-direito do Mundo, defrontará os dragões na final da Liga dos Campeões pelo Monaco - o clube que, para receber o jogador por empréstimo, aceitou pagar na totalidade o seu principesco salário, que ronda os 2 milhões de euros/época.
Em entrevista ao "site" Maisfutebol, admitiu que será "um desafio especial" mas não o motiva nenhuma espécie de vingança, pelo contrário, confessou que gostava de regressar à equipa portista na próxima época: "Tenho de regressar ao Porto depois de terminar o empréstimo, no final da época. Farei tudo o que for melhor para mim e para o FC Porto. Em Junho falaremos, mas tenho a certeza que chegaremos a um entendimento. Gostava de voltar a jogar no FC Porto. Confiou em mim, contratou-me e gostava de terminar a minha carreira europeia no clube que comprou o meu passe."
O fracasso nas Antas: "Quando cheguei não estava bem fisicamente e as exigências eram muitas. Não me adaptei da melhor maneira."
Mourinho foi quem tomou a decisão de o dispensar, numa decisão que terá mais a ver com a personalidade do que com a capacidade futebolística (apesar de o técnico não gostar de laterais baixos). Ibarra está recomposto animicamente e garante que não ficaram mágoas: "Não saí magoado, porque no futebol acontecem muitas coisas. Os treinadores gostam ou não e têm de fazer opções. A ideia dos treinadores é fazerem equipas competitivas com os jogadores que lhes dão mais garantias e foi isso que o Mourinho fez. E os resultados dão-lhe razão."
O tempo de adaptação e a confiança que lhe deram no Monaco fizeram toda a diferença: "Tenho a confiança do treinador e dos meus companheiros. Fisicamente, um dos aspectos mais importantes, estou à altura daquilo que valho realmente. Tudo isto conjugado dá-me as condições ideais para fazer o meu melhor que é o que tem acontecido."
«Paulo Ferreira em grande»
Foi também por contar com Paulo Ferreira que Mourinho terá dispensado Ibarra. Por certo, não estará nada arrependido com a escolha: Paulo Ferreira fez duas épocas espectaculares e está considerado por muitos como o melhor lateral-direito da Europa. Os colossos do Velho Continente cobiçam-no e a sua saída do FC Porto está quase, só dependente do valor da oferta pelo seu passe. A transferência de Mourinho para o Chelsea na próxima época (destino que já quase parece inexorável), tendo em conta que o clube de Abramovich já mostrou interesse, pode torná-la inevitável.
Ibarra poderá completar o ciclo relacionado com Paulo Ferreira se regressar ao FC Porto para suprir a sua saída: "O Paulo Ferreira tem tido muita confiança do treinador e está em grande. Não vi os jogos da época passada porque estava na Argentina, mas acompanhei esta época e sem dúvida tem estado muito bem."
A capacidade de corresponder quase sem falhas à principal missão de um lateral é a grande vantagem que Paulo Ferreira tem sobre Ibarra, aspecto que o argentino destaca a seu favor. Está-lhe no sangue, é assim que gosta, e quando se marca golos ou se é decisivo para eles o argumento ganha força: "Sempre admirei laterais ofensivos, como o Roberto Carlos. Não tenho referências entre jogadores europeus. O Roberto tem uma técnica fabulosa."
Mourinho e Deschamps iguais
Mourinho e Deschamps: dois treinadores jovens, duas histórias de sucesso que espantam a Europa. Ibarra diz que não há diferenças, explicando: "Todos os treinadores querem ganhar, mas Mourinho e Deschamps são especiais porque acreditam em ganhar todos os jogos mesmo sabendo que podem não ser favoritos. São iguais na ambição e por isso é que o Monaco e o FC Porto estão na final."
Em Gelsenkirchen se medirá forças. Ibarra dá favoritismo aos dragões: "Têm mais experiência e títulos. Sabem o que é ganhar a este nível. O Monaco é uma equipa que só agora aparece nos grandes palcos europeus."
Jogadores de Benfica e FC Porto foram chamados pelo selecionador argentino
Mulher de Fernando Madureira deixa recados ao treinador nas redes sociais
Espanhol volta ao onze por mera opção técnica. Desconforto de Pepê abre porta a William
Extremo está convocado para os Arcos e pode voltar à ação após o golaço marcado em Alvalade
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve