Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

21:15

05 outubro

Benfica

Benfica

Já nem a fortaleza do Dragão resiste

Série de 81 jogos sem perder em casa, em jogos do campeonato, terminou aos pés do Estoril...

Já nem a fortaleza do Dragão resiste
Já nem a fortaleza do Dragão resiste • Foto: LUSA

25 de outubro de 2008. O FC Porto via o Leixões atrever-se a vencer no Estádio do Dragão, com José Mota a comandar o triunfo sobre os dragões (3-2). Desde então, os azuis e brancos criaram uma verdadeira fortaleza em casa, já que não perderam um único jogo a contar para a liga. 23 de fevereiro de 2014. A fortaleza caiu. Cinco anos e meio – ou 82 jogos… - depois, Marco Silva liderou o Estoril rumo aos três pontos.

Quando Evandro pegou na bola, colocou-a na marca dos 11 metros e finalizou, com calma e propriedade, começou a antever-se o impensável. Só que os canarinhos aguentaram a vantagem e imitaram o Leixões, para quebrar uma das mais longas séries que o futebol português conhece. Aliás, trata-se da maior série de uma equipa sem perder em casa na liga.

Há cinco anos e meio, o herói foi Braga. Com José Mota ao leme na temporada de 2008/09, Bruno China abriu o ativo logo aos 3’ e viu Braga ampliar a vantagem aos 29’. Ainda durante a 1.ª parte, Lucho González reduziu através de uma grande penalidade (36’), antes de Lisandro López subir o resto da montanha e chegar ao empate (61’). Só que Braga, sempre ele, tinha uma surpresa reservada para os leixonenses e marcou o golo da vitória aos 79’.

Contas feitas, foram 81 jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota. Desses 81, contam-se 68 vitórias e apenas 13 empates, sendo que houve duas temporadas em que os dragões ficaram a apenas três pontos do pleno de triunfos no Dragão. Em 2010/11, o Paços de Ferreira empatou (3-3) na 29.ª jornada, ao passo que o Olhanense tirou pontos aos azuis e brancos em 2012/13 (1-1).

No que toca a golos marcados, o número não podia ser mais redondo. Ora artilheiros, ora médios, ora defesas, a verdade é que os azuis e brancos assinaram 200 golos na série invencível, ao passo que consentiram apenas 45. Dividido pelos 81 jogos, dá uma média de 2,46 golos marcados por jogo, contra apenas 0,55 sofridos a cada triunfo ou empate. Em termos pontuais, são 26 pontos perdidos em 243 possíveis.

Série goleadora chega ao fim

Já se percebeu que a derrota em casa está recheada de contornos muito próprios. É que o FC Porto também viu a série de jogos no seu terreno a marcar chegar abruptamente ao fim. Vagner vestiu o colete de forças e ofereceu o corpo às balas, sem deixar nenhuma entrar, algo que não acontecia desde uma visita do Sporting ao Dragão. Foram 74 partidas sempre a marcar em triunfos ou igualdades.

Em 2008/09, na mesma temporada em que o Leixões venceu, foi Tiago a ocupar a baliza dos leões num empate a zero, em que nenhum dos artilheiros desfez o nulo no marcador. Hulk, Lisandro López, Ernesto Farías… Nenhum deles marcou, à semelhança daquilo que aconteceu com Jackson Martínez, Ghilas e Quaresma esta noite.

ESTATÍSTICAS DA SÉRIE INVENCÍVEL

Só três conquistaram mais do que um empate

Benfica, Sporting, Marítimo, Trofense, Sp. Braga, Belenenses, Paços de Ferreira, Olhanense, Académica e Nacional. Eis a lista das 10 equipas que mais se aproximaram de fazer aquilo que o Estoril conseguiu esta noite. Entre elas, só mesmo Benfica, Olhanense e Paços de Ferreira conseguiram controlar o Dragão e de lá sair com um ponto em mais do que uma ocasião.

O crónico rival encarnado conseguiu empatar 1-1 em 2008/09, ao passo que o resultado final foi 2-2 em 2011/12. Já o Paços de Ferreira, além da igualdade já referida a cima, aguentou o 1-1 na época 2009/10, enquanto que, na mesma temporada, o Olhanense arrancou um ponto com o marcador a registar 2-2 no final dos 90 minutos.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas