Mourinho não escondeu a profunda desolação pela lesão de César Peixoto. Para além do sentido humano pelo sofrimento do jogador perante uma lesão tão grave, o técnico fez notar os prejuízos para a equipa mas, sobretudo, vincou "o drama" pela especial relação no processo de crescimento do futebolista em que ambos se empenharam desde que César chegou às Antas, na época passada.
"É a primeira vez que uma lesão tão grave acontece com um jogador meu desde que sou treinador e é uma sensação muito estranha. Por não poder contar com o jogador por muito tempo e por se tratar do César é uma tristeza muito grande", disse o técnico portista.
Mourinho vivia o prazer proporcionado pelo êxito do árduo trabalho de ambos, confirmado nas últimas exibições, mas, quando se preparava para mais e melhor, a desgraça aconteceu: "Ele trabalhou muito para chegar aqui. Na época passada andámos longe um do outro. O seu enorme talento não era suficiente para o considerar um bom jogador. Acontecer-lhe isto agora, que a qualidade começava a ser alicerçada tacticamente, é para mim um drama."
E o técnico até já tinha esperanças extraclube em relação ao jovem jogador: "Vamos ter todos juntos de ultrapassar esta situação, mas é uma pena o que sucedeu. É uma pena também para o futebol português porque de certeza que Scolari já estava de olho nele."
A lesão de César traz a Mourinho problemas imediatos dada a importante e difícil deslocação ao Bessa amanhã. O bom desempenho do jogador e da equipa no esquema 4x3x3, lançado em Belém e continuado em Marselha, davam uma margem de manobra confortável na preparação do jogo que se desfez agora. Uma situação válida também para o segundo jogo com o Marselha.
«Não penso em contratações»
A lesão de César Peixoto, quando se encontrava em grande momento de forma, cria um vazio nas opções de Mourinho. Por isso é natural a interrogação sobre uma eventual investida do FC Porto no mercado para, na reabertura das inscrições, em Janeiro, reequilibrar o plantel.
O técnico é que não parece muito inclinado para uma ida às compras: "É óbvio que em Janeiro ainda não vou poder contar com César Peixoto. Mas temos um plantel bom e não penso contratar um jogador. Pagam-me para encontrar soluções."
Ainda assim, não poderia o leiriense Maciel, pelo qual o FC Porto apresentou há pouco tempo uma proposta, ser uma aquisição viável? "Não tem nada a ver", garante Mourinho, explicando: "São jogadores diferentes. Além disso, o Maciel está em Leiria e o seu presidente já disse que esta época é intransferível."
De resto, o técnico dos azuis e brancos denota já ter algumas ideias sobre como poderá minorar os efeitos do afastamento de César Peixoto: "Se jogarmos em 4x4x2, não precisamos de extremos. Se jogarmos em 4x3x3, temos o Derlei que, na época passada, fez toda a época do lado esquerdo do ataque. E temos, por exemplo, o Marco Ferreira, que pode ser adaptado a essa posição."
Saiba a razão que levou central polaco a voltar ao campo, em Salzburgo, para dar uma camisola a apoiante
Dragão recebe as águias no dia 5 de outubro e ingressos voaram em cerca de duas horas
Além do brilharete em 2023/24, o atual técnico do Arouca perdeu menos de metade das receções ao FC Porto
Os 600 bilhetes que rumaram ao Dragão venderam-se em apenas 17 minutos
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir