Técnico azul e branco ora conta com o extremo a titular ora abdica do seu jogo...
Desde a sua chegada ao FC Porto que Julen Lopetegui tem-se mostrado reticente quanto a Ricardo Quaresma. O treinador espanhol dos azuis e brancos sabe que o extremo, de 31 anos, é um jogador cheio de qualidades, mas nem por isso lhe tem facilitado a vida. Já Ricardo Quaresma tem feito de tudo para mostrar que o técnico portista pode contar consigo. E assim foi na noite de terça-feira, frente ao Ath. Bilbao, para a Liga dos Campeões. Quaresma saltou do banco ao minuto 71, para aos 75’ dar a vitória ao FC Porto (2-1) e colocar a sua equipa na liderança do Grupo H, com 7 pontos conquistados.
"Estamos encantados por o Ricardo [Quaresma] ter marcado aquele golo e por termos ganho o jogo. Ele tem trabalhado de uma forma fantástica, entra sempre com muita energia, e é isso que tem de fazer", afirmou Lopetegui na conferência de imprensa após o jogo no Dragão. Na noite de terça-feira, Quaresma foi herói, resta saber se a aposta no extremo é para continuar, já que a relação de Lopetegui com o Mustang tem sido dúbia.
Relacionadas
Quaresma começou o campeonato como titular, com a braçadeira de capitão no braço, mas logo na jornada seguinte, e depois de na estreia para a Champions ter estado no banco de suplentes até ao minuto 89, ficou fora dos convocados. "O Ricardo é um jogador da equipa. Jogou o que eu considerei que tinha de jogar", referiu o técnico espanhol, após a partida com o Lille, no playoff da Champions, em que o internacional português entrou no último minuto do tempo regulamentar. Quaresma não terá gostado, mas não houve birra assumida, mostrando que está com "uma atitude diferente", tal como referiu ser necessário no início da época.
Escolhas contestadas
No entanto, os "interrogatórios" a Julen Lopetegui sobre Quaresma são constantes. O treinador dos azuis e brancos diz não querer alimentar novelas e por isso vai retirando importância às suas escolhas, as mesmas que tanto dão a titularidade ao Mustang, como o deixam fora da convocatória.
E depois de no 2.º jogo ante o Lille ter abdicado de Quaresma, colocando o extremo a aquecer durante toda a segunda parte do encontro, optando porém por não o fazer entrar, Lopetegui voltou a negar conflitos com o jogador: "Não façam filmes. Tomo todas as decisões a pensar no bem da equipa", justificou-se, após a sua decisão ter sido alvo de vários assobios vindos das bancadas.
À 3.ª jornada do campeonato, em casa frente ao Moreirense, Quaresma voltou à condição de titular, para novamente se sentar no banco dos suplentes na deslocação a Guimarães, onde o FC Porto perdeu os primeiros pontos da temporada. E a montanha russa para Quaresma continuou. No encontro seguinte, para a Liga dos Campeões, e mais uma vez no estádio do Dragão, o Mustang foi titular na goleada ao BATE Borisov. Mas ante o Boavista, na 5.ª jornada da Liga, voltou a sentar-se no banco, para entrar aos 74 minutos.
Com o primeiro clássico da temporada, frente à sua equipa de formação, Quaresma voltou a fazer parte das opções iniciais de Lopetegui, mas apenas durante os primeiros 45 minutos. De suplente a fora dos convocados, desta vez para o jogo frente ao Shakhtar Donetsk. Nessa altura, Pinto da Costa desvalorizou a situação do Mustang, que voltou a ficar sentado no banco na receção ao Sp. Braga.
Quaresma deu nas vistas com a camisola da Seleção Nacional, cruzando para o único golo de Portugal frente à Dinamarca, mas Lopetegui voltou a prescindir do jogador. Quaresma esteve no banco, mas viu a sua equipa ser eliminada da Taça de Portugal pelo rival Sporting. E três dias depois, o Mustang saltou do banco para dar a vitória aos portistas.
Lopetegui conta com Quaresma, mas só de vez em quando...
A época de Quaresma
Extremo do FC Porto fez, ao lado de Farioli, a antevisão ao duelo com o Utrecht (quinta-feira, 17h45)
Relatório revela o que foi dito por Henrique Monteiro depois de ter visto o vermelho frente ao Sp. Braga
Treinador do FC Porto fez a antevisão ao jogo com o Utrecht, marcado para amanhã, quinta-feira, pelas 17h45
Dragões ofereceram camisolas do clube a toda a equipa de arbitragem
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos