Ficou de fora do clássico com os encarnados, mas não pediu e nem recebeu explicações do treinador....
O momento é de balanço. É sempre assim quando chega o Natal e Maicon não se negou a fazer a sua análise a esta primeira fase da temporada. Neste período, as comparações com o rival são inevitáveis e o defesa-central, de 26 anos, não tem dúvidas. Conduzido a um cenário hipotético, o da possibilidade de abdicar da presença nas competições europeias e ser líder isolado da Liga, como acontece com o Benfica, em detrimento de ter lugar assegurado nos oitavos-de-final da Champions e seguir na 2.ª posição do campeonato, de acordo com a realidade do FC Porto, Maicon foi taxativo: “Não, não trocaria de lugar com o Benfica.”
Depois vieram as justificações e com elas a promessa de atacar a liderança encarnada. “Eu acho que as coisas têm de ser como elas são. Estamos bem na Liga dos Campeões, fizemos uma boa primeira fase, e temos de dar continuidade. O Benfica está na frente do campeonato, temos de procurar superá-lo e vamos trabalhar para isso”, prosseguiu o brasileiro, sábado de manhã, ainda antes de viver o maior susto da sua vida, ao ver a sua filha, Maria Luiza, de 3 anos, sofrer uma convulsão febril, em pleno voo para o Brasil, numa situação que obrigou o avião onde seguia com a sua restante família a regressar ao Porto.
Relacionada
Voltando ao plano desportivo e mais concretamente à luta pela conquista da Liga, Maicon reconhece que “há mérito do Benfica” no primeiro lugar que ocupa com seis pontos à maior sobre os dragões, num fosso que foi alargado após o triunfo encarnado sobre o FC Porto, mas ao qual a equipa portista reagiu bem, goleando o V. Setúbal na jornada seguinte.
“Conseguimos o nosso objetivo, que era conquistar os três pontos. Agora temos de trabalhar jogo a jogo e sabemos que não podemos facilitar. Já corremos atrás dos rivais algumas vezes e conseguimos ultrapassá-los. Sabemos que não dependemos só de nós, mas temos que fazer o nosso papel e tentar alcançar o líder”, confiou Maicon, fazendo fé na sua experiência de cinco épocas e meia no Dragão.
Opções técnicas
Esse último jogo com os sadinos marcou também o seu regresso à titularidade depois de, surpreendentemente, ter ficado de fora do clássico com o Benfica.
“Nós temos um plantel muito forte esta época, é lógico que todos os jogadores gostariam de jogar, mas o míster tomou a decisão dele. Se para ele foi o mais correto, nós não temos de o julgar, temos de respeitá-lo. Ele já fez isso noutras ocasiões e correu bem. Neste caso perdemos o jogo, mas isso faz parte, fomos para um jogo difícil, sabíamos que íamos defrontar um adversário difícil e perdemos. Não esperávamos isso, mas agora é bola para frente. Temos de pensar em conquistar os três pontos jogo a jogo rumo ao título”, revelou Maicon, prosseguindo depois no mesmo tema e, novamente, sem evidenciar qualquer sinal de amargura em relação à opção de Lopetegui: “Não, ele não tem de me dar explicações, eu também não tenho que pedir explicações, a opção é dele, ele é o treinador, ele manda e eu só tenho que respeitar.”
Ainda no que concerne às opções de Lopetegui, no caso as que dizem respeito a questões estratégicas, houve ainda tempo para abordar as saídas a jogar com bola pelos defesas: “Esse é o estilo do jogo do míster, a equipa está a cooperar e a conseguir sair bem. Eu acho que o FC Porto tem de sair a jogar assim, temos de apresentar um bom futebol, temos jogadores de qualidade e estamos no bom caminho.”
PONTO DE SITUAÇÃO
O brasileiro começou a época a titular, tendo perdido esse estatuto quando foi expulso diante do Boavista. A partir daí começou a rotatividade de Lopetegui, promovendo Marcano
O central vai a meio da sua sexta época ao serviço do FC Porto. Além de ter conquistado três campeonatos, juntou a Liga Europa ao seu palmarés. Só Helton tem mais temporadas no Dragão
Maicon tem marcado golos em todas as campanhas pelos dragões. Esta época ainda não conseguiu deixar a sua assinatura. Martins Indi foi o único central a fazê-lo
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam