Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

18:00

13 setembro

Nacional

Nacional

Manuel Pizarro diz que Pinto da Costa "ganhou o direito à eternidade": «Marcou o passado e marca o futuro»

Deputado do PS lembra alguém que "estará sempre vivo nas memórias pessoais e coletivas", elogiando a personalidade do "portuense dos quatro costados"

• Foto: Victor Sousa/Movephoto

Manuel Pizarro é um confesso admirador de Pinto da Costa e nunca escondeu isso, pelo que na hora da partida do presidente honorário do FC Porto, o deputado do PS tem um discurso de "grande respeito por alguém que marca a história da nossa sociedade".

"Vamos sempre todos recordar Pinto da Costa como um grande portuense e um dirigente desportivo de exceção, o presidente de todos os presidentes, como dizem muitos e com toda a razão. Alguém que marcou o passado e que marca o presente e o futuro da nossa sociedade e da região Norte em particular", registou Manuel Pizarro a Record, deixando palavras elogiosas neste momento de luto pela morte do antigo líder dos dragões.

"Num certo sentido, porque ele vai ser sempre recordado por muitas pessoas e durante muito tempo, isso faz com que Pinto da Costa seja eterno. Ele ganhou o direito à eternidade porque enquanto as pessoas o recordarem como vão certamente recordar, isso faz com que, de certa forma, Pinto da Costa estará sempre vivo nas memórias pessoais e coletivas", reforça o ex-Ministro da Saúde, que reconhece que esta última fase da vida de Pinto da Costa "podia ter sido diferente", mas isso não foi assim porque a personalidade do presidente honorário do FC Porto assim o determinou: "Foi o caminho que ele escolheu. Tomou esse caminho porque estava convencido que era o caminho certo e na esmagadora maioria das vezes que tomou essas decisões provou que tinha razão. Apesar de se transformar rapidamente numa lenda, Pinto da Costa não deixa de ser um ser humano e um ser humano está também sujeito a errar algumas vezes."

Manuel Pizarro recorda ainda o que sentiu sempre que conviveu com Pinto da Costa, destacando as suas virtudes: "Além de ser um grande dirigente desportivo, Pinto da Costa era um portuense dos quatro costados, um apaixonado pela sua cidade e pela sua região, com uma sensibilidade enorme para a poesia e uma ironia fantástica. No plano pessoal ele era uma pessoa encantadora, muito generoso para com os seus amigos e mesmo para aqueles que não eram seus amigos. Todas as batalhas que travou eram sempre em defesa daquilo que acreditava e foi essa pessoa até ao fim."

Por António Mendes
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto
Notícias
Notícias Mais Vistas