Francisco Ramos esteve 10 anos na formação dos azuis e brancos e sublinha que "em todo o lado há frases" com a mística do clube
Francisco Ramos tem Varzim a correr-lhe nas veias, mas os 10 anos que passou na formação do FC Porto marcaram-lhe a carreira. Foi campeão da 2.ª Liga pela equipa B dos dragões, teve Capucho, Folha, Peseiro, Lopetegui e Nuno Espírito Santo como treinadores, sonhou em subir (de vez) à equipa principal - era chamado frequentemente aos treinos e Peseiro 'estreou-o' num jogo frente ao U. Madeira -, e a mística dos azuis e brancos é algo que não esquece.
"Acho que é visível aos olhos de todos que o FC Porto tem a raça de nunca se vergar. Quando parece que o FC Porto está afastado do campeonato, não está, nunca está, porque lá realmente não se desiste, eles implantam mesmo a fome de vencer, é ganhar, é ganhar. Em todo o lado há frases, nos ginásios, nos corredores, sobre ganhar, ali implanta-se muito o ganhar e, quer queiras, quer não, entras lá todos os dias e aquilo entra na tua cabeça. É uma mística vencedora, uma cultura vencedora onde só ganhar importa", afirma ao 'Tribuna Expresso' o jogador de 29 anos que assinou pelos polacos do Radomiak Radom em 2022/23 mas está longe dos relvados há um ano devido a lesão. E precisa os pormenores: "Por exemplo, se vestes uma camisola vermelha, se for preciso o segurança logo à porta vira-se para ti e diz: "Hoje se calhar vestiste-te às escuras" [risos]. Todos os pormenores contam".
Sublinhando que a "rivalidade" se sente "no dia a dia", Francisco Ramos recorda os dias mais especiais. "Quando jogamos contra um Benfica ou um Sporting, nessas semanas sentimos realmente que são jogos especiais onde só há um caminho. Se o inimigo n.º1 é o Benfica? É [risos]. É o alvo a abater".
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam