Foi candidato ao lugar de Moutinho e falhou. Agora há outro desafio...
Quando tudo parecia indicar que Steven Defour iria prosseguir a carreira na Premier League, eis que Lucho González partiu para o Qatar e deixou uma vaga no meio-campo, trocando as voltas ao internacional belga, de 25 anos.
De um momento para o outro, Defour deixou de estar apaixonado pelo Fulham, clube que lhe oferecia um excelente contrato, e mostrou-se disponível para continuar no FC Porto, em que poderá ter agora novas perspetivas de afirmação. Aliás, a ausência de El Comandante foi prontamente colmatada pelo belga que foi o eleito para integrar o onze frente ao Marítimo.
Relacionadas
É uma vida nova para o médio que foi rápido a fazer marcha-atrás nas suas intenções. No final da semana passada, em declarações ao nosso jornal, o seu agente havia deixado para mais tarde considerações sobre o futuro do jogador, mas não foi preciso esperar muito tempo para se assistir a um volte-face no processo. Numa breve conversa com o site “Voetbalkrant.com”, Paul Stefani foi perentório. “A transferência está definitivamente encerrada. Houve uma oferta muito boa do Fulham, mas que foi recusada”, revelou o empresário de Defour, não deixando margem para dúvidas. Depois de ver partir Lucho para o Qatar, o FCPorto não abre mão do belga, até porque não pretende ir ao mercado.
Olhando nesta altura para Fernando e Carlos Eduardo como elementos essenciais no centro do terreno, Paulo Fonseca dispõe ainda de Defour, Herrera, Josué e Juan Quintero como opções a levar em conta, daí que não veja necessidade de reforçar o sector neste período. Há muitos milhões para rentabilizar...
Face às suas características, o belga parte em vantagem sobre a concorrência, mas não pode abusar dessa circunstância, uma vez que no início da época também era apontado como sucessor natural de João Moutinho e acabou por ver essa tendência diluir-se com o tempo. Face à partida de Lucho, abriu-se uma nova janela de oportunidade para o camisola 35, e a saída para poder jogar com regularidade deixou de ser inevitável. Tendo-se apresentado por algumas vezes em defesa de Defour, face à contestação dos adeptos, Paulo Fonseca tem agora uma boa forma de manifestar toda a confiança no médio, lançando-o definitivamente para o lado de Fernando.
Reconhecimento
Na hora da rendição, Defour não esqueceu El Comandante. “Grande amigo! Desejo-te boa sorte e um bom futuro na tua nova equipa!!!”, escreveu na sua conta no Facebook. A mesma rede social foi aproveitada por Mangala para despedir-se de Lucho: “Um amigo, um exemplo, uma figura do FCPorto! Continuação de tudo de bom, Capitão; foi um prazer jogar contigo!!!” Já na véspera tinha sido Josué a prestar a sua homenagem ao médio argentino.
Herrera e Quintero na segunda linha
Por muitas voltas que o centro do terreno dê, há dois jogadores que não conseguem sair da segunda linha. São eles Héctor Herrera e Juan Quintero. Ambos já tiveram o seu espaço na equipa, mas perderam protagonismo. O mexicano não tem forma de enquadrar-se ao lado de Fernando, enquanto o colombiano só é candidato a um lugar na posição 10, atualmente ocupada por Carlos Eduardo.
Dois jogadores com pretensões ao Mundial que vão gerindo as emoções da melhor forma. Herrera é mais comedido, ao contrário de Quintero que se mostrou preocupado por não jogar no FCPorto.
Associação Portuguesa de Defesa do Adepto exige esclarecimentos
José Manuel Neves falou na homenagem aos cinco dragões campeões do Mundo sub-17 por Portugal
Médios do FC Porto cumpriram tradição antiga e anteciparam o Natal aos pacientes
"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA