"Se a sua mulher disser que o ama todos os dias são vezes a mais? Não me parece"...
[videopub:http://spvd.i.xl.pt/lUBU52vjgNP8ZALUFTG3.jpg|http://spvd.v.xl.pt/lUBU52vjgNP8ZALUFTG3.mp4|290|240]
Os lenços brancos mostrados a Paulo Fonseca e os aplausos dirigidos a Marco Silva não foram motivos suficientes para Pinto da Costa deixar cair o treinador a 23 de fevereiro. O amor ainda resistiu mais uns dias mas o divórcio acabou mesmo por acontecer e logo no dia em que o treinador faz 41 anos.
Relacionadas
No final do jogo como Estoril (num ambiente a ferro e fogo), Paulo Fonseca colocou o lugar à disposição mas o presidente do FC Porto renovou a confiança no treinador, tanto mais que o encontro da 2.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa era logo a seguir . O FC Porto acabou por passar aos oitavos-de-final mas o otimismo dessa quinta-feira durou pouco como se percebeu em Guimarães.
A ira dos adeptos começou cedo e Pinto da Costa fez questão de acompanhar o treinador nos momentos difíceis, como se viu domingo no Dragão e em Coimbra, a 30 de novembro.
Pinto da Costa viajou para Coimbra no autocarro do clube e, já nas imediações do estádio, deixou a viatura ao lado de Paulo Fonseca. Durante o jogo, sobretudo na 2.º parte, os adeptos não pouparam os jogadores e o treinador. Logo que João Capela deu o encontro por terminado, algumas dezenas dirigiram-se para o local onde o autocarro do clube estava estacionado e não desmobilizaram até Paulo Fonseca aparecer. Ao aperceber-se da confusão, o treinador esperou um pouco, o que lhe permitiu sair das instalações da Académica de Coimbra com Pinto da Costa, Antero Henrique e Reinaldo Teles a seu lado.
Dezenas de adeptos, fartos de em seis jogos só terem ganho um, esperaram depois a comitiva no Dragão e não faltaram razões para alarme.
O jogo com o Benfica, em janeiro, também fez correr muita tinta. A derrota custou a liderança aos dragões e o técnico e o presidente estiveram próximos nas críticas à equipa de arbitragem.
A 16 de janeiro, Pinto da Costa veio a público defender Paulo Fonseca. "Se a época acabasse hoje, ontem tinha renovado com o Paulo Fonseca. Nem é preciso dizer mais nada. Se eu entendesse que ele não era o treinador de que o FC Porto precisa era o primeiro a falar com ele. Confio de que ele está ao alcance de aquilo que precisamos", afirmou ao Porto Canal.
No dia seguinte, na conferência de imprensa do jogo com o V. Setúbal, Paulo Fonseca comentou: "Se a sua mulher disser que o ama todos os dias são vezes a mais? Não me parece. O que me parece é que estão a dar demasiado realce a isso, quando eu falo todos os dias com o presidente. Sei o que ele pensa e posso dizer que é uma honra treinar o FC Porto".
Grande futuro
Quando contratou Paulo Fonseca, Pinto da Costa mostrou-se convicto que chegara a acordo com "um dos melhores treinadores do Mundo".
"É uma aposta consciente. Acho que, tendo 40 anos, é um jovem, mas, por outro lado, tendo competência, já é uma pessoa madura. Não tem nada de arriscado. Não conheço muitos treinadores que tenham conseguido levar o P. Ferreira à Europa, ficando à frente de dois Sportings, o de Braga e o de Lisboa. Embora tenha uma carreira curta, tem mais sucessos do que anteriores treinadores que vieram realmente a ter sucesso no FC Porto", disse o líder dos dragões na conferência de imprensa de apresentação de Paulo Fonseca, a 10 de junho de 2013.
Dragões, que passam a somar dois triunfos na Liga Europa, sofreram para bater o Estrela Vermelha
Técnico do FC Porto vincou confiança profunda nos seus jogadores
Espanhol começa receção ao Estrela Vermelha no banco
Consulte as opções iniciais de Francesco Farioli e de Vladan Milojevic para o embate no Dragão
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra