Presidente apresenta novos nomes e deixa garantia a fechar o discurso
Pinto da Costa apresentou, esta sexta-feira, num hotel do Porto, alguns dos novos elementos que vão compor a sua lista à presidência do FC Porto. No final, o líder dos dragões fez um discurso que terminou com uma garantia: "Defenderei o FC Porto até à morte".
Primeiras palavras: "Família do FC Porto, conforme prometi formei uma nova equipa, com novas aspirações, com novos objetivos, para dar mais um passo em frente na história e na vida do FC Porto. As minhas primeiras palavras têm que ser dirigidas para aqueles que me acompanharam nestes anos e que deixaram de fazer parte da minha direção por compreenderem perfeitamente que havia algo a mudar. Mas ficarão sempre no meu coração, ficarão sempre com uma recordação na minha mente por tudo aquilo que fizeram, do trabalho que efetuaram, que procuraram sempre fazer mais e melhor e que naturalmente estão na história do FC Porto e estarão na história da minha vida e na história dos meus mandatos."
Relacionadas
Novidades: "Há caras novas e há continuidade de muitos que são de todos conhecidos. O Presidente da Assembleia do Geral não precisa de apresentação, a Dra. Marta [Massada] também não. O Presidente do Conselho Fiscal, que me deu a honra de presidir a esse Conselho, o Dr. Ricardo Valente, que é um nome que não precisa de apresentação, tem um grande trabalho à frente das empresas e de tudo que dirigiu e que faz parte da história da cidade do Porto, por muito que lhe tem dado e que certamente continuará a dar. É uma honra, sr. doutor, tê-lo na minha equipa."
Associados: "De resto... De resto, são continuidades e apenas uma novidade, que é a Rita Moreira, numa necessidade de haver mais contacto com os sócios, o provedor dos sócios que continua na minha equipa com responsabilidades na modalidade que dirige, mas a Rita Moreira será a nova procuradora do associado, para que todos aqueles que tenham problemas ou queiram informações ou reclamações, já sabem a quem se devem dirigir e ela está preparada para os atender a todos."
Setor jurídico: "Nuno Namora, o homem que tem colaborado há muito tempo com o FC Porto será, na minha direção, o diretor jurídico e quero agradecer a disponibilidade dentro do tempo que tem, tão atarefado, para servir o FC Porto."
Secções: "O engenheiro António Borges no andebol, o Eurico Pinto no hóquei em patins, o engenheiro Luís Fernandes na natação, o sr. Alípio Jorge no bilhar e o Rodrigo no voleibol feminino, que tem que ser tetracampeão este ano."
CFO da SAD: "Uma palavra final para vos apresentar o que será o diretor administrativo da SAD, que é o Dr. José Fernando Figueiredo. Creio que não é preciso apresentação, toda a gente sabe o seu valor e eu fiquei muito satisfeito e muito orgulhoso por poder contar com ele na minha equipa."
Luta: "É este conjunto que está preparado para a luta, que está preparado, se os sócios entenderem, para daqui a quatro anos entregar o FC Porto a alguém, porque será o meu último mandato, alguém melhor do que é hoje. Ao fim de tantos anos, temos um FC Porto muito diferente daquele que recebi há 42 anos, temos um novo estádio, um novo pavilhão, um museu maravilhoso, um centro de treinos e espero que tudo isso daqui a quatro anos seja acrescentado no nosso Centro de Formação, da nossa Academia e mais coisas que oportunamente vocês saberão."
Agradecimentos: "Muito obrigado a todos que estão disponíveis para me acompanhar, todos que estão no palco, ao Dr. João Koehler, à Dra. Marta Massada e ao António Oliveira, que por estar no estrangeiro não pode estar aqui presente. Pensamos unicamente em servir o FC Porto."
Pilares: "Vi ali há bocado e não me canso de ver e é bom que todos aqueles que colaboram comigo, vejam que os quatro pilares do sucesso são rigor, competência, ambição e paixão. Não é por acaso que paixão é a última das quatro, porque é a mais importante. Porque se nós não tivermos todos paixão pelo FC Porto, cada um de nós vai ter momentos difíceis, vai ter momentos em que tem problemas para resolver, vai ter momentos em que não pode estar junto da família ou dos amigos e esses momentos só podem ser ultrapassados com a paixão que todos temos pelo FC Porto. E é com a paixão que todos temos, é com a vossa paixão que todos temos, que eu tenho muita esperança em que daqui a quatro anos o FC Porto seja ainda melhor do que hoje é."
Referência: "Queria fazer uma referência a alguém que veio do Alentejo propositadamente para estar aqui presente nesta cerimónia. É o sinal de que o FC Porto está espalhado por todo o país, por todo o país. Conheci-o porque me enviou um livro excelente que é o Lobo Solitário e costumo lhe dizer sempre que ele não é Lobo Solitário mesmo no Alentejo. Ele é um lobo portista, é um lobo que tem cabeça de dragão."
Crescimento e união: "Temos, repito, que fazer do FC Porto ainda maior, mas se for eleito, no dia a seguir, a minha primeira preocupação será voltar a unir a massa associativa e os adeptos. Os processos que tivemos nestes 42 anos podem ser resumidos nas quatro bases que eu penso que todos temos que ter e que já citei, mas também na união. Na união da direção, na união dos corpos técnicos, na união dos jogadores, na união dos adeptos."
Redes sociais: "Esse foi um fator essencial e fundamental para as nossas vitórias. Repito, no dia a seguinte, a minha maior preocupação será essa. Porque, naturalmente, não será difícil unir-nos. Porque eu não vou pensar em unir as redes sociais, porque essas não têm cara. Eu não sei falar com pessoas que não têm cara."
Promessa: "Mas unir os verdadeiros portistas que têm que ter no FC Porto a sua grande paixão e não neste ou naquele. Essa é uma promessa que aqui vos faço, que aqui vos deixo e que todos nós, não só eu, faremos tudo para que voltemos a estar todos unidos. E todos unidos seremos mais fortes. E todos unidos seremos, daqui a quatro anos, aquilo que eu e os que me acompanham pretendemos que o FC Porto seja ainda maior do que hoje."
Remate: "Tenho uma grande emoção sempre que enfrento aqueles que sinto que estão aqui por paixão, não por obrigação. E prometo -vos, como disse, passaram ali no documentário, que até à morte, seja hoje, seja amanhã, seja daqui a quatro anos ou daqui a 16, que é o que me falta para os 100, eu defenderei o FC Porto até à morte."
Record ouviu as opiniões de Nuno Encarnação, Aurora Cunha e José Fernando Rio
Médio do FC Porto saiu com a "meia cheia de sangue" e pode não recuperar a tempo do jogo com o Famalicão
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'