Presidente do FC Porto assistiu esta manhã à abertura da proposta de compra dos terrenos
Pinto da Costa mostrou-se feliz por finalmente poder realizar o sonho ver nascer a Academia do FC Porto. O presidente dos dragões esteve esta manhã na Câmara Municipal da Maia, onde assistiu à abertura da proposta de compra dos terrenos por parte do clube, e não deixou de enviar recados a André Villas-Boas.
"Foi um trabalho longo, que durou mais de um ano, foi há cerca de dois anos que iniciámos este sonho de termos a academia, que vai ser o orgulho de todos os portistas e que será de impotência vital para o crescimento dos nossos jovens, bem como na melhoria das nossas equipas. Encontrámos na câmara da Maia a melhor colaboração e o melhor rigor. Sei que a esta hora o professor Vieira de Carvalho, esteja onde estiver, estará muito feliz porque o grande sonho dele era que a academia do FC Porto viesse para Maia. Esse sonho, dele e meu, vai concretizar-se. Não pode haver dúvidas. Aqueles que disseram que era uma utopia e um chorrilho de mentiras, se tiverem dignidade só têm de pedir desculpa", desafiou Pinto da Costa, perante a comunicação social presente.
Relacionadas
As obras vão começar "esta semana". "Pensámos convidar-vos [aos jornalistas] para verem a grandeza de tudo o que vai ser feito. Já lá estão a ser realizados trabalhos de limpeza dos terrenos, mas vamos começar esta semana, com a presença de arqueólogos, a fazer nascer aquilo que vai ser o nosso orgulho."
Pinto da Costa não tem dúvidas que era uma obra que se impunha: "É um passo muito importante porque temos dificuldades na formação, mas mesmo assim conseguimos apresentar jogadores na equipa A que vêm da formação, como o Diogo Costa e o João Mário. Na equipa B temos 9 jovens vindos da formação, estamos na meia-final da Youth League. A formação está bem mas podia estar muito melhor, porque os outros têm condições muito avançadas. Não temos possibilidades de albergar mais do que uma dúzia de atletas e vamos poder ter 140! As crianças e jovens que quiserem vir para o FC Porto vão ter condições para jogar e estudar."
Depois, enumerou algumas das instalações que serão criadas: "É de uma grandeza extraordinária! Vai permitir fazer jogos oficiais em três campos, teremos um miniestádio para duas mil e tal pessoas, um refeitório que permite servir 500 refeições ao mesmo tempo, num total de 800; um hotel que permite pernoitarem 140 jovens simultaneamente, um posto médico... Fiquei encantado com o que vi da obra apresentada."
A finalizar, Pinto da Costa foi questionado sobre os quatro jogadores da equipa principal que foram afastados por Sérgio Conceição - uma notícia avançada por Record - mas o líder dos dragões afiançou nada saber sobre o tema. "Não falei com o Sérgio Conceição. Era para ir ao treino hoje de manhã, mas viemos para cá às 9 horas. À tarde vou estar com ele."
Record e o Lidl contam-lhe os principais destaques de mais uma ronda do melhor do futebol europeu
Caso aconteceu em junho, depois de um jogo de hóquei em patins, em Alvalade
Especialista Record Jorge Faustino analisa a arbitragem de Radu Petrescu
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Vai ficar no clube norte-americano até aos 41 anos