Ex-presidente do FC Porto morreu hoje aos 87 anos
O Presidente da República lamentou este sábado a morte do ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa, apontando "uma determinação e um estilo muito próprio" a quem Portugal fica a dever "prestígio externo num período inseparável da sua liderança".
"O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube", pode ler-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República.
Relacionadas
Para Marcelo Rebelo de Sousa, num momento em que o juízo a fazer "deve ser o mais possível distanciado", o que mais deve sobressair é "aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança".
O Presidente da República recordou que, no início dos anos 80, "então jovem membro do Governo" conheceu Pinto da Costa, que "levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais".
"Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências", acrescentou ainda.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro, confirmou hoje à Lusa fonte próxima da família.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota frente a André Villas-Boas, antigo treinador da equipa de futebol portista e atual 34.º presidente do clube, nas eleições mais participadas da história 'azul e branca', em 27 de abril.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Record ouviu as opiniões de Nuno Encarnação, Aurora Cunha e José Fernando Rio
Médio do FC Porto saiu com a "meia cheia de sangue" e pode não recuperar a tempo do jogo com o Famalicão
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'