Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

20:30

30 novembro

Estoril

Estoril

Pinto da Costa: «Sabemos que neste momento é fácil dividir»

Presidente fala do projeto "fabuloso" da academia e garante que unir o clube é uma das preocupações se for eleito

• Foto: Hugo Monteiro

Pinto da Costa garante que unir o FC Porto é uma das suas principais preocupações caso venha a ser eleito, considerando esse o segredo para os anos de sucesso do clube azul e branco. À margem de uma sessão de esclarecimento na Arrifana, o atual presidente dos azuis e brancos abordou ainda a academia, um projeto pelo qual tudo fará para que os contratos não sejam rasgados. 

"E hoje, o que me faz, ao fim deste tempo, candidatar, ou recandidatar, é exatamente por esses que enchem a avenida dos aliados quando o FC Porto vence e que choram quando o FC Porto perde. É por isso que eu estou aqui, determinado, com um grupo completamente renovado, como vêem aqui pelos meus parceiros da mesa, e com o objetivo de servir o FC Porto. Naturalmente temos ambições, queremos as modalidades mais fortes, queremos o futebol mais forte e queremos que a academia seja realmente uma realidade, porque era um desejo meu no mandato que está a terminar", referiu, completando: "Vamos tê-la, com 15 campos de futebol, com um mini estádio para 2 mil pessoas, com um hotel para 140 meninos, onde podem estar a treinar ao mesmo tempo 500 atletas, 500 jovens atletas, e onde teremos um ginásio para preparação e recuperação, e ainda espaço depois para poder fazer algo mais. É isso que nos determinou a avançar, a defender o FC Porto, para que tanto trabalho que tivemos, tanto dinheiro já gasto, um projeto considerado fabuloso já, por toda a gente, da autoria do arquiteto Manuel Salgado, não fosse rasgado e deitado para o caixote lixo. O FC Porto merece o melhor, merece esta academia que vamos fazer, que muitos tentaram boicotar e que vai ser a garantia do futuro, porque podemos criar muitos jovens, muitos atletas para vestir a camisola do FC Porto."

Unir o clube

"Queremos unir a massa associativa. O sucesso destes 42 anos, em que vencemos 2.566 títulos, 58 no futebol e 7 internacionais, temos mais títulos internacionais que todos os outros juntos, é isso que nos faz realmente avançar. Mas, terminadas as eleições, a nossa intenção, a minha primeira preocupação, é que os estragos que estão a ser feitos na união da massa associativa sejam imediatamente recompostos e estejamos todos pelo FC Porto. Sabemos que neste momento é fácil dividir. Mas a nossa determinação será imediatamente unir a massa associativa. Os treinadores mudaram, os jogadores mudaram, as direções mudaram e nós vencemos praticamente sempre. Porquê? Porque estávamos todos unidos e unidos não há ninguém que nos vença. Por isso temos que estar todos pelo Porto. Não é por mim, por aqui, não é por qualquer um, é todos pelo Porto. E eu tenho certeza que irá acontecer, porque quando se tem outros interesses, quando virem que não conseguiram satisfazer o seu apetite voraz, vão ter que esperar, vão ter que se calar e vão ter que deixar que o Futebol Clube do Porto se una novamente e seja um clube de vitórias."

Apoio de José Fernando Rio

"Eu peço desculpa, mas hoje foi um dia atribulado. Está a dar-me uma notícia pela qual fico muito satisfeito. E fico porque é isso mesmo que eu quero, que é todos pelo FC Porto. E não é por acaso que um concorrente num ato eleitoral por duas vezes comigo, Martins Soares, está aqui presente e me apoia. E quando me dá essa notícia de que o Dr. José Fernando Rio fez um comunicado a apoiar-me eu fico muito contente, porque é sinal de que a mensagem todos pelo FC Porto está a passar. Foi meu adversário há quatro anos, teve até uma votação significativa, superior a 20 por cento, mas nunca atravessou a linha vermelha, foi sempre de uma correção e de uma lealdade que ao fim de quatro anos temos uma relação perfeitamente normal. Olhe, fico muito contente e publicamente agredeço-lhe. É isso que eu quero, todos pelo FC Porto."

Compra e venda de ações suspensa

"Foi por coisas que eu disse ontem, eles querem saber exatamente como é. Por isso é que o Dr. João Rafael Koehler já teve o cuidado de explicar a situação sem entrar diretamente no problema, senão amanhã temos de novo as ações suspensas. Há uma coisa que posso garantir: o problema de tesouraria e financeiro de hoje a um ano, não será daqui quatro anos, estará muito melhor do que hoje."

Relação entre arbitragens e Villas-Boas

"Não fui eu que levantei essa questão. O entrevistador é que levantou essa questão. É um facto indesmentível que ultimamente temos sido altamente prejudicados. Portanto, isso é uma realidade indesmentível. Agora, não estou a dizer se é por isto ou é por aquilo. Se há coincidências ou não, não sei, não faço ideia. Mas que é, é."

Cada clube ter um delegado na sala do VAR

"Os clubes têm que querer isso, porque na arbitragem querem, podem e mandam.

Os jovens e o FC Porto

"Os jovens são a nossa garantia do futuro. O que precisam é de conviver e viver o FC Porto. Por isso é que em todos os jogos de todas as modalidades temos um sector só para os jovens, de escolas e colégios, que vão ver os jogos gratuitamente para sentirem o FC Porto. Quinta-feira temos um jantar com 50 jovens para eles sentirem o que é o FC Porto. Não são 50 jovens meus amigos, que nem os conheço. São 50 jovens que mostraram vontade e vamos ter um jantar com eles na quinta-feira para lhes passar esta mensagem de paixão pelo FC Porto, porque não basta ser sócio. É preciso ter paixão pelo clube. E essa paixão tem de ser de pais para filhos. Tenho cinco netos, mas três criancinhas. Entraram para sócias do FC Porto e só vestem de azul. E já vão ao Dragão. Porquê? Porque os pais, sobretudo a mãe, já lhes transmite esta paixão pelo FC Porto, que eu já transmiti aos filhos. Agora, se formos só sócios para ir ao futebol, não chega. Temos de transmitir a esses jovens a paixão pelo FC Porto, explicar-lhes o que é o FC Porto, a importância que tem na cidade e no Norte contra o centralismo no país. Se eles perceberem isso, nunca vão deixar de ser do FC Porto. A próprio academia é fundamental. Vai ter 800 crianças diariamente e elas nunca vão deixar de ser do FC Porto, porque não só terão treinos, como vamos a preparação para que saibam o que é o FC Porto, tenham orgulho em vestir a nossa camisola e sejam amanhã os que nos vão substituir em todos os lugares."

Missão da candidatura

"Candidatei-me pelos títulos que quero que o FC Porto ganhe e que tenho a certeza que o FC Porto vai ganhar. Se vocês pensarem, eu, a 14 anos de chegar aos 100, naturalmente que depois de toda a minha carreira, internacionalmente reconhecida, a minha posição mais cómoda era retirar-me. Em finais de outubro, um dos mentores da candidatura do Luís André, deslocou-se a casa da minha filha para tentar saber se eu me ia candidatar ou não e porque não o devia fazer. Se não me candidatasse ia ter benesses, ia ser o presidente dos presidentes, ia ser o maior do mundo, só não punha uma estátua, porque eu não quero estátuas para não irem lá fazer xixi, mas ia ter tudo, era o maior. Depois o Luís André apresentou a sua candidatura e quem era eu? O maior, era o presidente dos presidentes, era uma obra fantástica, era isto e era aquilo. Candidatei-me e agora está tudo mal, só fiz asneiras, o clube está falido, não ganha nada, está tudo uma desgraça. Isso é uma realidade que temos enfrentado, mas nós não nos podemos deixar atrofiar por isso, temos que ganhar."

Objetivo de estar na final da Taça de Portugal

"As pessoas que querem ir à final e que muitas vezes não acompanham por dificuldades, não é só por dificuldades monetárias, mas também pelo incómodo que é pelos transportes. Todos os portistas, todos os dragões, devem querer estar na final. Não quero que nenhum faça como fez o Luís André no ano passado, em que nós estávamos a disputar uma final da Taça de Portugal e ele estava numa exposição de carros antigos no Porto. O que quero é que todos queiram ir lá. Não cabem todos, mas quero que todos queiram ir lá. Que os que não forem, os que não puderem ir, sintam mágoa de não estar presentes naquela onda azul que costumamos levar ao Jamor. Isso é que é fundamental: é querer ganhar, querermos estar todos unidos e querermos todos acompanhar o nosso clube, seja onde for."

Por Rui Sousa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas