Presidente do FC Porto voltou a abordar os acontecimentos da Assembleia Geral de 13 de novembro
Durante a entrevista desta segunda-feira à SIC, Pinto da Costa, presidente do FC Porto e candidato às eleições de 27 de abril, voltou a abordar os acontecimentos da Assembleia Geral de 13 de novembro, marcada por desacatos entre sócios e que despoletou a Operação Pretoriano, que levou a várias detenções, entre as quais a de Fernando Madureira, líder dos Super Dragões e que se encontra em prisão preventiva.
"Não vou visitar Fernando Madureira por uma razão: porque tem direito a um número limitado de visitas, tem pais, sogros, mulher e filhos. Se não fosse isso não tinha problemas nenhuns. Ele matou alguém? Ele roubou alguém? Que eu saiba não", referiu, já depois de explicar: "Fernando Madureira não traiu a minha confiança. Como não considero isso, não. Conheço as realidades e sei. Não há nenhuma imagem, que se houvesse já tinha aparecido nos telejornais, que mostre o Fernando Madureira a agredir seja quem for. Não há uma! Quando apelaram ao ‘filmem tudo’ era para isso. Mas isso não aconteceu. O individuo que disse isso depois foi para o Ministério Público (MP) dizer o que deve ou não ser público."
Relacionadas
Surpreendido com a dimensão da operação pretoriano? "Vou voltar um pouco atrás. Estava preocupadíssimo com a Assembleia Geral, recomendei os maiores cuidados. Porque nunca vi uma AG, de um clube, sociedade, associação… alguém a apelar aos seus apoiantes 'Vão lá e filmem tudo'. Mas filmem tudo o quê? Passadas umas horas estava a passar num canal. Já vi centenas de AG do FC Porto e nunca ninguém apelou a filmar tudo. É porque sabem que vai acontecer alguma coisa. Depois vão a correr ao Ministério Público fazer queixa dos sócios do FC Porto?"
Palavra aos sócios agredidos na AG: "Lamentar. Por isso é que fizemos um inquérito e houve 4 sócios suspensos, porque ficou provado – e não tinham nada a ver com Super Dragões – uns seis meses, outros mais. Ninguém recebeu tratamento no pavilhão, foi ao hospital nem ficou ferido, mas naturalmente que levar estalo é desagradável, ninguém gosta. Se algum sócio foi agredido, e foram porque temos imagens, o que podíamos fazer fizemos. Suspendemos sócios que agrediram. Aos outros que não conheço, repudio atitude de quem agrediu e estou solidário com eles. O meu motorista que me foi levar a casa foi um dos agredidos."
Segurança e transparência para ato eleitoral? "Sou eu que apelo agora, vão lá e filmem tudo. Filmem tudo que tenho a certeza que depois não vão ao MP fazer queixa de ninguém."
Fernando Saul: "O Conselho Fiscal é que fez os processos e deu as sanções devidas, aos sócios que temos prova que estiveram envolvidos nesses desacatos. Saul esteve suspenso, entrou de férias e naturalmente não voltará ao FC Porto nessas funções e se calhar em nenhumas. Estamos a tentar chegar a um acordo para que saia."
Madureira volta aos Super Dragões quando deixar a prisão? "Os Super Dragões é que decidem os líderes, não eu. Qual é o ato criminoso? Acho que a preparação está em quem pela 1ª vez na história de um clube português apareceu a apelar ‘Venham à Assembleia e filmem tudo’. E o Madureira é que fez a preparação? Por amor de Deus…"
Despacho do Ministério Público: "Isso é a opinião deles, não comento o que eles dizem. Não comento. Peço é que vão todos às eleições e filmem. Quando um indivíduo numa AG pede para que filmem é porque sabe que algo vai acontecer. É a opinião deles. Dê-me então uma explicação, ou então o MP, para que um indivíduo pela primeira vez na história do futebol diga aos sócios para irem e para que filmem. Estou a falar do André Villas-Boas, sim. Mas filmem o quê? É porque sabe que vai acontecer alguma coisa de anormal. Não estou a apontar nada. Se ele acha que é preciso filmar tudo é porque espera alguma coisa para filmar."
Segunda AG correu bem? "Porque nessa ele não mandou filmar e correu bem"
Jovem talento elogia Farioli e diz que está "muito feliz no FC Porto"
Alexandre Pinto da Costa, filho do antigo presidente do FC Porto, recebeu distinção das mãos de Reinaldo Teixeira no Liga Portugal Awards
Os internacionais Bednarek, Froholdt e Gül também já prepararam jogo com o Nacional
Estudo desenvolvido para 29 ligas através de modelo que combina variáveis desportivas, económicas e demográficas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro