O interesse do FC Porto em Kléber está a esbater-se no preço que o Cruzeiro pede pelo seu avançado. Os responsáveis dos dragões avaliaram positivamente o brasileiro que já soma 23 golos só em 2009, mas não estão na disposição de investir os 15 milhões de euros apontados como necessários para tirar o ponta-de-lança da Toca da Raposa.
Segundo conseguimos apurar, o clube de Belo Horizonte rejeitou nas últimas semanas uma proposta de 12 milhões apresentada pelo Wolfsburgo, mas o passe de Kléber inflaciona a cada golo marcado, sendo ainda público que o Lyon esteve na peugada do artilheiro e que o Saint-Étienne também o aprecia.
Aos 25 anos, o avançado quer regressar à Europa, mas o Cruzeiro não é a única parte interessada. Metade do passe está na posse dos laboratórios farmacêuticos EMS, que herdaram tal percentagem na sequência da troca de jogadores entre os brasileiros e o Dínamo de Kiev, no início do ano: Guilherme foi para a Ucrânia, Kléber regressou ao seu país. O FC Porto tem as boas relações com os mineiros como trunfo, mas também define os seus próprios limites e, acima de tudo, não admite entrar em loucuras.
A aquisição de um avançado está a ser estudada à luz de uma base de dados vasta e de uma política orçamental clara. Kléber é travado pelo preço, tal como já o havia sido Negredo, jogador do Real Madrid que brilhou no Almería (19 golos) e pelo qual os merengues exigiam uma fortuna. A SAD só está excêntrica nas vendas e a sua aquisição mais avultada foi a de Belluschi (5 milhões de euros).
É improvável que o rigor orçamental seja agora ignorado, até porque a decisão de contratar um avançado nem sequer é definitiva. Quanto a Kléber, tanto o Cruzeiro como o seu representante (Giuseppe Dioguardi) se apressaram a desmentir avanços portistas. A verdade é que não há fumo sem fogo e um familiar do jogador deixou-o claro quando atendeu a nossa chamada: "Pediram-me para não dizer nada."
Em causa episódio do clássico entre dragões e águias, a 5 de outubro
Defesa João Padi não tem dúvidas de que será um encontro memorável para o clube
Sociedade portista atinge um valor em bolsa de 45 milhões de euros
Dragões defrontam Celoricense amanhã, às 18 horas, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses