Antes de brilhar no AS Monaco, Costinha esteve muito perto de vestir a camisola do Valencia. Aliás, o "Ministro" chegou mesmo a ter um contrato de cinco anos assinado com o clube espanhol. Só que o papel que o vinculava à formação "che" foi rasgado no momento em que o jogador se apercebeu de que Jorge Valdano, o então técnico do Valencia, se preparava para o emprestar ao Villarreal. Decorria o ano de 1997.
O argentino gostava muito de Costinha, só que pretendia um jogador mais experiente para o meio-campo. "Percebi perfeitamente, porque ele era o treinador, e pedi para rescindir", recordou o atleta, em tempos, numa entrevista concedida ao "Maisfutebol".
O certo é que, passados todos estes anos, Costinha não guarda rancor aos campeões espanhóis. Não tendo falado abertamente sobre o assunto, o jogador do FC Porto sempre foi dizendo que esse assunto pertence ao passado e que não há motivos para qualquer vingança.
Progressão
Aliás, a trajectória do internacional português é a melhor prova de que esse contratempo não lhe afectou a carreira. No Monaco foi subindo a pulso, tendo chegado a capitão. Depois disso, regressou ao futebol português pela porta grande, tendo assinado pelo FC Porto.
Se o primeiro ano não foi nada bom, devido à crise de resultados que levou à troca de Octávio Machado por José Mourinho, a verdade é que as duas últimas épocas foram espectaculares. Costinha foi peça fundamental nas conquistas europeias e na Selecção Nacional.
Não foi, por isso, de estranhar que neste defeso o seu nome circulasse entre os maiores clubes europeus. Chelsea, por intermédio de José Mourinho, e Real Madrid foram os que mais interesse demonstraram no médio do FC Porto. Mas também a Juventus chegou a tê-lo entre as suas preferências. O certo é que o "Ministro" ficou e Víctor Fernández bem pode agradecer, olhando à sua importância no grupo.
Em causa episódio do clássico entre dragões e águias, a 5 de outubro
Defesa João Padi não tem dúvidas de que será um encontro memorável para o clube
Sociedade portista atinge um valor em bolsa de 45 milhões de euros
Dragões defrontam Celoricense amanhã, às 18 horas, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida