Numa estratégia que poderá contemplar Paredes, Costinha e Soderstrom no centro do terreno, o técnico portista deve entregar ao criativo brasileiro a liderança das manobras ofensivas da equipa
SEM Deco (lesionado) e com Alenitchev fora dos convocados, a escolha natural de Octávio Machado para liderar a manobra ofensiva da equipa portista deverá incidir em Rafael.
O brasileiro que os dragões contrataram no último defeso ao Paços de Ferreira tem sido a alternativa a Deco, o que aconteceu por exemplo no jogo de quarta-feira com o Gasshopper, depois de o seu compatriota ter sido obrigado a abandonar o relvado.
Embora não seja de excluir a possibilidade de Octávio poder apostar na inclusão de Rubens Júnior (mais à esquerda) passando Soderstrom para uma posição mais adiantada, tudo leva a crer que o técnico opte por um esquema que dê mais força ao centro do terreno, onde o sueco e Paredes terão a companhia de Costinha, que apenas foi titular no segundo encontro com o Barry Town.
Nesse caso, os dragões poderão apresentar um losango, com Rafael a assumir o vértice mais adiantado, num papel que tem pertencido a Deco, no apoio mais directo a Capucho e Pena.
Aliás, Rafael tem as melhores recordações do Estádio de Alvalade, visto que foi no reduto dos leões que o jogador brasileio marcou dois golos na época passada, ao serviço do Paços de Ferreira.
Desde que chegou às Antas, e nas três oportunidades que lhe foram concedidas por Octávio, o avançado brasileiro ainda não conseguiu uma exibição ao nível das que rubricou com a camisola do Paços. Destaca-se apenas o golo e a primeira parte que efectuou na segunda mão da eliminatória com o Barry Town.
Em relação ao jogo com o Grasshopper, a outra alteração que o técnico portista tem reservada é a troca de Clayton pelo internacional Costinha. Uma opção que se entende não só pela baixa de forma do brasileiro como também pela intenção de Octávio em povoar o centro do terreno. Aliás, hoje em Alvalade, o técnico deve apostar no 4x4x2, o seu esquema táctico preferido, mas que ainda não pôs em prática nos jogos oficiais.
Em causa episódio do clássico entre dragões e águias, a 5 de outubro
Defesa João Padi não tem dúvidas de que será um encontro memorável para o clube
Sociedade portista atinge um valor em bolsa de 45 milhões de euros
Dragões defrontam Celoricense amanhã, às 18 horas, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida