A EXPECTATIVA cresce, dia após dia, na Ribeira Brava, em vésperas da visita do FC Porto. Uma eliminatória da Taça que tem feito o nome do concelho correr os quatro cantos do País, tal tem sido a curiosidade da comunicação social. Algo que vai ao encontro dos desejos de Ismael Fernandes, presidente do clube e da Câmara Municipal, já que o turismo é a principal aposta da edilidade para os próximos anos.
A Ribeira Brava tornou-se um ponto de passagem obrigatório para quem visita a costa oeste e norte da Madeira, principalmente desde a construção da Via Rápida, há três anos. Diariamente são inúmeros os turistas que visitam a vila e muitos mais o farão no próximo domingo, tal a afluência de adeptos esperada. Os bilhetes do sector do peão esgotaram-se quinta-feira e tudo indica que até ao fim-de-semana o mesmo aconteça com os restantes, de forma a confirmar-se a perspectiva de enchente: cerca de 4000 pessoas devem presenciar o jogo.
Ou seja, o futebol confirma-se como importante veículo promocional, justificando assim o investimento feito pela colectividade para esta época.
"O jogo com o FC Porto é um marco histórico na vida do clube e do concelho. E que melhor maneira de promover a Ribeira Brava e as suas potencialidades do que esta? Queremos que o turismo seja a principal fonte de receita e de criação de postos de trabalho do nosso concelho e não restam dúvidas que a comunicação social tem dado a conhecê-lo, de forma nunca vista", salienta o presidente.
Exemplo dessa divulgação é a iniciativa que a SIC leva a cabo sexta-feira à noite. No decorrer do programa "Jogo Limpo" será feita uma intervenção em directo da vila, no qual serão entrevistados Ismael Fernandes, o treinador Lino Gonçalves e o capitão de equipa, Duarte Luciano.
SAIR PRESTIGIADO
Um orçamento de 100 mil contos sustenta as ambições do Ribeira Brava, que no passado dia 18 de Outubro completou 38 anos, na sua época de estreia na II Divisão B -- Zona Sul. "É um projecto à medida desta divisão. Face à concorrência, não podíamos ter um plantel inferior e tivemos de nos apetrechar convenientemente", justifica o seu líder. Relativamente a apoios, além dos 50 mil contos concedidos pelo Governo Regional da Madeira, a autarquia contribui com pouco mais de 20 mil, juntando-se ainda as receitas de jogos e publicidade e quotizações dos sócios -- cerca de 700.
Desportivamente, o autarca é realista e não tem pejo em reconhecer que o favoritismo é todo do adversário. Porém, espera que a equipa se porte à altura das circunstâncias. "Sei que o Ribeira Brava vai dar o seu máximo, dignificando o clube, o concelho e a própria Madeira. Queremos sair prestigiados e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, de forma a concluirmos esta participação de cabeça erguida", conclui.
JOGO-TREINO COM O NACIONAL
A EQUIPA do Ribeira Brava venceu quinta-feira à tarde, no seu campo municipal, a equipa do Nacional, por 3-1. Este foi o último ensaio antes do grande jogo com o FC Porto, permitindo à equipa técnica tirar as últimas dúvidas sobre o onze que vai alinhar de início.
O jugoslavo Nenadic, o brasileiro Bidinha (de grande penalidade) e o jovem Nélson (o único jogador do plantel natural da Ribeira Brava) marcaram os três golos, contra um do "alvi-negro" Sadjó. O técnico Lino Gonçalves fez alinhar inicialmente a seguinte equipa: Edgar, Nelinho, João José, Nelito, Marco Freitas, Renato, Duarte Luciano, Jokisic, Nélson, Nenadic e Roberto.
Registe-se que os insulares estão privados do concurso de vários jogadores, por razões distintas. Assim, Agrela e Abel têm de cumprir castigo federativo, Hélder Agrela ainda não está inscrito (um processo que se arrasta) e Chiquinho, Noémio, Silas e Nuno Gregório recuperam de lesões.
A equipa tem marcado para sexta-feira à tarde novo treino, realizando sábado de manhã o último apronto. Só então será divulgada a lista de convocados. GONÇALO VASCONCELOS
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam