Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

20:45

15 dezembro

Estrela

Estrela

Samu de nível seleção

Nenhum outro espanhol das principais ligas marcou mais golos, esta época, do que o portista

• Foto: Tony Dias/Movephoto

Samu Aghehowa continua a faturar a um ritmo alucinante e, agora, juntou o Midtjylland à sua lista de vítimas. Foi o 15º golo do avançado contratado no verão ao Atlético Madrid, o que lhe permitiu reforçar a posição de melhor marcador espanhol na presente época.

Nos 15 principais campeonatos e no conjunto das competições de clubes, nenhum outro compatriota faz melhor do que Samu e se dúvidas houvesse de que o presente e o futuro do ataque da ‘La Roja’ passa pelo goleador do FC Porto, de apenas 20 anos, então elas vão sendo dissipadas de forma cada vez mais eficaz.

No que toca a goleadores, há muito tempo que o FC Porto não contratava um que tivesse tido tanto impacto no arranque de azul e branco quanto Samu. O internacional espanhol chegou ao 15º golo no 18º jogo pelos dragões e é preciso recuar até Benni McCarthy para encontrar registo (ligeiramente) melhor. O vencedor da Champions de 2004 pelo FC Porto marcou 16 golos nas primeiras 18 partidas pelos dragões, sendo que no caso foram dividas por duas épocas, as de 2001/02 e a de 2003/04. Neste século, de resto, só outro jogador assinou arranques mais concretizadores do que McCarthy ou Samu, e não foram Radamel Falcão, Jackson Martínez ou Mehdi Taremi, eles que são as principais referências na posição. Nos 18 primeiros jogos pelo FC Porto, Pena foi quem mais se destacou, anotando 17 remates certeiros.

Samu continua, assim, a escrever história no FC Porto e surge, agora, numa sequência de três jogos consecutivos a marcar, já de olhos postos na sua melhor série que durou cinco jogos, no caso frente a Farense, V. Guimarães (2), Bodo/Glimt, Arouca e Manchester United (2).

Contas feitas, nas 18 partidas em que participou pelo FC Porto, Samu só não marcou em oito delas. De resto, já bisou duas vezes e fez um hat-trick contra o AVS SAD. A maior seca que viveu de azul e branco foi de três jogos, frente a Moreirense (Allianz Cup), Estoril e Lazio.


Fitas dão suporte muscular

Nos últimos tempos, o avançado contratado ao Atlético tem jogado com fitas kinesio, aplicadas nas duas pernas, na zona dos joelhos e das coxas, que têm como objetivo proporcionar maior suporte e apoio a músculos, tendões, ligamentos e articulações, otimizando também a regeneração de tecidos e mesmo assim não perdeu a pontaria. Frente ao E. Amadora, tentará dar ainda maior expressão ao registo goleador que não oscila mediante o palco: 7 golos em casa e 8 fora.

Por Nuno Barbosa e Rui Sousa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas