Avançado do FC Porto revela também as suas referências entre os seus compatriotas
Chegou ao FC Porto como Samu Omorodion, mas logo tratou de prestar homenagem à mãe e mudou de nome para Samu Aghehowa. O avançado, de 20 anos, destacou-se pelos dragões e acabou chamado à principal seleção de Espanha. Na hora de viver o sonho, não esqueceu a grande referência da sua vida: Edith Aghehowa.
"Antes de lhe ligar, já lhe tinham contado [da convocatória para a seleção espanhola]. Ela pôs-se a chorar, estou muito contente por ela também. Digo sempre que tudo o que faço é por ela, estou muito orgulhoso do que estou a fazer e de poder brindar com ela", começou por afirmar o camisola 9 do FC Porto, autor de 12 golos nos 13 jogos que já realizou pelos dragões, em declarações à Real Federação Espanhola de Futebol.
E prosseguiu: "Ela sofreu muito, todo o caminho desde sair do seu país até chegar a Espanha para que o meu irmão e eu tivéssemos uma vida muito melhor... Muito sofrimento, muitas horas... Emociono-me ao recordar toda essa história. Tudo o que faço, como digo, faço por ela. É a mulher mais importante da minha vida, ajudou-me em todos os momentos. Tem um papel fundamental, é o pilar da minha vida, sem ela não sei o que faria."
Analisando concretamente a chegada à principal seleção do seu país, Samu também se emocionou: "Estou a viver um sonho, às vezes ainda não acredito. Estou muito agradecido pela oportunidade e, sobretudo, com vontade de aprender e de ajudar a equipa no que possa. Deram-me a notícia e fiquei muito contente, não acreditava. Emocionei-me muito ao recordar-me de todos os momentos que passei para chegar até aqui, de todos os esforços. Estou muito feliz."
Sujeito a diversas provações ao longo da carreira e da própria vida, o avançado contratado pelo FC Porto ao Atlético Madrid, no verão passado, sente que isso fez com que se tornasse melhor jogador. "Cada coisa que consigo, cada feito, valorizo-o muito mais. Muitas vezes, quando não te saem as coisas, tens de esquecer o que estás a conseguir. Há que ter essa humildade, recordar os momentos maus e ser agradecido com todas as pessoas que te ajudaram a conseguir o que eu tenho conseguido", afirmou Samu, revelando, depois, as suas referências espanholas na posição que ocupa.
Não é segredo para ninguém que o avançado portista inspira-se em Cristiano Ronaldo e Samuel Eto'o, mas em Espanha também há jogadores com quem se identifica.
"Gostava muito do David Villa e também do Diego Costa, um jogador com muita garra e muita potência. Identifico-me com ele. Espanha tem tido jogadores muito bons, como agora há o Álvaro [Morata]. Estou muito contente de poder partilhar o balneário com estes grandes futebolistas", confessou.
Sempre de olhos postos no presente e no futuro, Samu acrescenta: "Tenho muitos sonhos e comento isso com a minha família. Oxalá posso conseguir algum título com a seleção. Espero consegui-lo, ajudar a equipa e continuar a trabalhar pra que cheguem muitas mais oportunidades."
Dragões deixaram mensagem nas redes sociais
Médio do Moreirense, emprestado pelo FC Porto, sofre a mesma lesão que já o tinha atormentado em fevereiro deste ano
Treinador do FC Porto na antevisão ao jogo com o Estrela da Amadora, marcado para segunda-feira (20h45)
Zaidu viaja hoje para se juntar à Nigéria na CAN, restando apenas Francisco Moura para o lugar, ele que está à bica no campeonato
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo