Técnico do FC Porto fala à imprensa antes da decisão do Jamor
Sérgio Conceição fez a antevisão da final da Taça de Portugal, marcada para a tarde de domingo, diante do Sp. Braga, garantindo que, em caso de vitória, essa conquista não servirá como salvação da temporada para o FC Porto.
Final de 1997/98 diante do Sp. Braga (que conquistou como jogador diante do Sp. Braga). O que se recorda?
"As memórias dessa final... está a meter-me em dificuldades! Lembro-me desse dia com alegria. Tenho uma imagem forte, de olhar para a bancada toda azul e branca e celebrar com os adeptos. Tenho essa imagem, como outras da minha passagem pelo FC Porto. Foi mais um jogo, uma final, ganhámos com todo o mérito. Foi um dos títulos que conquistei com muito prazer e orgulho pelo FC Porto".
Ganhar a Taça de Portugal é salvação da época?
"Isso não existe. Podemos acabar a época com três títulos de quatro. Fizemos uma semana boa, sempre dentro da mesma forma e não com brilho ou vontade a mais. Sempre esteve presente. Nesta competição a nossa forma de estar foi sempre a mesma. Esta semana foi o mesmo para estar preparado para ganhar"
Eustáquio ou Grujic: quem joga?
"Não dei o onze aos meus jogadores. O Pepe é titular, aé pelo que disse de mim (risos). As diferenças são visíveis entre Grujic e Eustáquio. Têm algumas diferenças e características que são necessárias, dependendo do jogo. Podem jogar os dois até"
Sp. Braga é o adversário mais difícil desta caminhada?
"É no campo teórico, quando pensamos que seria mais acessível e não foram. Depende do que fizermos, sabemos o que temos de fazer. A estratégia e o estado emocional serão importantes. Personalidade da equipa, ambição de conquistar títulos. Não é quem tem mais títulos... Quem é competitivo, no seu dia a dia, acresce essa vontade de ganhar ainda mais. É isso que passo para a equipa. Amanhã é como se fosse o primeiro título".
FC Porto tem mais responsabilidade? Comparar com os outros dois jogos com Sp. Braga
"Cada jogo tem a sua história. É uma final, tem de ficar decidido amanhã. Jogos são todos diferentes. A responsabilidade, estive a ver e ouvir a conferência e não me pareceu que estivessem mais ou menos diminuídos. É 50/50. A distância é muito menor de há uns anos para trás. Bateu todos os recordes do Sp. Braga, para alguns meios de comunicação social o mais pontuado da Liga. Esperamos dificuldades, de uma equipa que fez um excelente campeonato. Tal como nós, campeonato muito bom, porque se não teríamos ganho".
O que se recorda de Artur Jorge com jogador?
"Um bom jogador, bom central e profissional. É isso... A magia da Taça, é um jogo que gosto muito. É a sexta final que disputo. Já tenho alguns anos disto mas continuo a sentir nervoso miudinho. Entrar no estádio à tarde aqui... É sempre uma emoção grande. Poder conquistar mais um título, é o mais importante para o FC Porto"
Interesse de clubes italianos
"Consigo ficar indiferente [ao interesse]"
Provocação de Neres afetaram?
"Não".
Jorge Fucile usou as redes sociais para passar uma mensagem de amor eterno ao FC Porto
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Extremo do FC Porto partilhou imagem no ginásio nas redes sociais
Adjunto tem gosto particular e inato pelo tema, partilhado por Lucho e Carlos Pintado
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele