Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Nacional

Nacional

15:30

15 fevereiro

FC Porto

FC Porto

Ontem

Três equipas "a lutar pelo título", o discurso de Thiago Silva que "quase levou às lágrimas" e o que Fofana dá: o que disse Farioli

Treinador do FC Porto analisou o empate (1-1) com o Sporting

A carregar o vídeo ...
Francesco Farioli: «Há três equipas a competir pelo título e a tabela diz isso mesmo»
00:12 há 1 horas

«Mora é um jogador muito inteligente, um grande talento, percebe muito bem o jogo e tem uma atitude de topo»

Rodrigo Mora jogou a extremo-esquerdo. Poderemos vê-lo mais vezes nessa posição? Objetivo será privilegiar momentos interiores ou mantê-lo aberto?

"A decisão de o colocar nessa posição hoje teve a ver também com a dinâmica do jogo. Queria tê-lo dentro de campo rapidamente e, depois, consoante a maneira como estava o jogo, ter essa flexibilidade. É um jogador muito inteligente, um grande talento, percebe muito bem o jogo e tem uma atitude de topo. Teve de lidar com o Geny, depois com o Luis [Guilherme] quando entrou... Estivemos muito bem durante a maior parte do jogo e depois, infelizmente, o final custou-nos 2 pontos".

Fim da conferência

00:12 há 1 horas

«Antes do jogo, Thiago Silva fez um discurso no balneário que nos deixou quase de lágrimas nos olhos»

O que o tem surpreendido mais no Thiago Silva? De certa forma, o FC Porto pode ajudá-lo a voltar à seleção para o Mundial?

"Esperamos que isso aconteça, sim. Foi algo que falámos logo, é um sonho dele. Espero que consigamos dar-lhe a melhor plataforma para convencer o mister Ancelotti. É um jogador de grande valor dentro e fora de campo. Antes do jogo, fez um discurso no balneário que nos deixou quase de lágrimas nos olhos. Tem 41 anos, e mesmo nas reuniões de equipa continua a tirar notas. Gosta de falar de futebol, de compreender melhor as coisas. É muito humilde. Não sei o que, enquanto treinador jovem, posso pedir mais... É um privilégio trabalhar com um jogador assim. Espero que consigamos atingir os nossos objetivos e, para ele, que consiga integrar a convocatória do Brasil para o Mundial, seria algo que nos deixaria muito orgulhosos".

00:05 há 1 horas

«Os médios ofensivos vão ser sempre escolhidos para as substituições»

Este foi o 34.º jogo do FC Porto esta época e, em 25, o mister fez substituições entre os 57 e os 63 minutos. Desses 25, 13 envolveram Gabri Veiga e Rodrigo Mora. No último jogo, disse que o Mora não entrou porque houve uma substituição ao intervalo que alterou os planos. Com o jogo a decorrer, que espaço é que há para o improviso do treinador?

"Se olhar para os outros números das minhas passagens por outros clubes, os médios ofensivos vão ser sempre escolhidos para as substituições. Com o nosso estilo de jogo, os homens do meio-campo precisam de ter as pernas frescas. Isso não significa que o Gabri ou o Rodrigo não consigam fazer 90 minutos, mas quando temos dois jogadores deste nível é importante geri-los. Acho que nos 34 jogos, fiz as cinco substituições em 32 e só fiz quatro alterações em dois jogos. E se olharmos para as lesões por contacto que tivemos, acho que o Kiwior foi das únicas... As coisas estão a correr bem, até por causa dessa gestão física".

Pub
00:01 há 1 horas

«Fofana será um jogador-chave para nós. É um líder, alguém que combina o aspeto físico de topo com boas capacidades técnicas»

Fofana estreou-se com a camisola do FC Porto e logo a marcar. O que pode dar à equipa?

"Não fui eu que descobri o jogador que ele é. Já foi o melhor jogador da Ligue 1. É um líder, alguém que combina o aspeto físico de topo com boas capacidades técnicas. Dá contributo ofensivo. E certamente que será um jogador-chave para nós, para nos ajudar a evoluir. Temos muitos jogos pela frente e ele, bem como todos os outros, está aqui para ajudar a equipa e o clube. Hoje esteve muito bem, teve um contributo muito importante. Agora é recarregar baterias e seguir".

00:00 há 1 horas

«Samu? Não fiquei com a melhor sensação a ver as imagens na televisão, mas espero que não seja nada sério»

Perdeu o Samu, o Kiwior e o Martim. Em que momento está a equipa fisicamente? No final já parecia com pouca energia...

"Pouca energia? Ah, no final... Mais do que a energia, era um momento do jogo onde o Sporting veio com tudo. Não tinham nada a perder, foi realmente a única altura em que sofremos. Acho que estamos muito bem fisicamente. Em relação aos jogadores, veremos amanhã. Mas penso que corremos mais do que o adversário, ganhámos duelos... Esta semana falou-se muito do Kiwior. O Kiwior vem de dois anos em que não jogou muito. Esta época, jogou quase o dobro dos minutos que fez na última temporada. O histórico do jogador fala por si. Esteve oito ou nove jogos a rodar entre central e lateral, a ter vários estímulos. Hoje esteve bem e terá saído a tempo de sofrer um problema maior. Em relação ao Samu, não fiquei com a melhor sensação a ver as imagens na televisão, mas espero que não seja nada sério. Mas penso que trazer o Moffi, o Fofana... O clube fez um trabalho incrível, tomou a decisão de fortalecer a equipa e resolver quaisquer problemas. Esperamos que nada de sério aconteça com o Samu e o Martim, mas temos as ferramentas necessários para seguir em frente".

23:55 09.02.2026

«No nosso golo foi o Dragão que colocou a bola dentro da baliza»

Nas conferências de antevisão, pede aos adeptos que encham o estádio. Os adeptos correspondem sempre. O que pediu esta semana aos jogadores para fazerem em campo, num jogo que não era decisivo mas era importante? Obedeceram?

"Os adeptos não o fazem só de semana a semana, às vezes até enchem o estádios duas vezes por semana... O apoio é inacreditável. Temos sorte em tê-los do nosso lado. Estamos a tentar o nosso melhor para que os adeptos nos apoiem. Penso que, no nosso golo, até foi o Dragão que colocou a bola dentro da baliza. Foi uma bola que sofreu uns quatro ou cinco ressaltos, e o público foi puxando e puxando. Esse 'grito' do Dragão ajudou-nos. E a equipa representa muito desse ADN do FC Porto. Essa é a razão pela qual os nossos adeptos estão connosco e nos ajudam durante mais de 90 minutos. Preciso de agradecer a paixão que dedicam à equipa".

Pub
23:53 09.02.2026

« Jogámos contra o bicampeão português, o que poderia pedir mais à equipa? Vencer? Claro que sim, mas isto faz parte do futebol»

Acha que este golo sofrido no fim pode criar alguma frustração na equipa?

"O resultado é algo que nunca podemos controlar totalmente. A nossa exibição sim. Jogámos contra o bicampeão português, o que poderia pedir mais à equipa? Vencer? Claro que sim, mas isto faz parte do futebol. Temos de aceitar o erro que fizemos e agora precisamos de estar preparados para o resto. O erro faz parte do jogo e agora teremos um jogo difícil na Madeira. É virar a página e olhar para o próximo jogo".

23:51 09.02.2026

«Há três equipas a competir pelo título e a tabela diz isso mesmo»

Sai daqui com frustração a mais? O Benfica também está na luta pelo título?

"Isso é claro. Há três equipas a competir [pelo título] e a tabela diz isso mesmo. Quanto ao resto, não sei se o jogo foi aborrecido, parece-me que uma equipa fez mais do que a outra para vencer. Vi uma equipa que entrou em campo para pressionar no campo todo e outra que foi muito conservadora. Claro que não há arrependimentos, a equipa fez tudo o que tinha sido pedido. Em relação ao resultado, estivemos muito perto de vencer um jogo muito importante. O Sporting volta a recuperar já nos minutos finais e nós não conseguimos manter mais uma folha limpa".

23:50 09.02.2026

«Acho que a análise ao jogo é clara. Pedi à equipa para fazer uma exibição personalizada, e acho que isso foi muito claro»

É um empate que sabe a pouco, até pelo golo ao cair do pano? Como analisa a exibição do FC Porto? O que significou o aplauso que a equipa recebeu após o golo sofrido?

"Acho que a análise ao jogo é clara. Pedi à equipa para fazer uma exibição personalizada, e acho que isso foi muito claro. Pressionámos homem a homem desde o início, fizemos o nosso jogo com bola, criámos boas situações contra uma equipa que sabemos que é muito boa. Fizemos o nosso jogo. Queríamos muito vencer e isso ficou claro. Claro que nunca é positivo sofrer um golo no último lance do jogo com um erro, mas é virar a página. Agora teremos um jogo muito difícil na Madeira e a nossa cabeça tem de estar aí".

Pub
23:10 09.02.2026

Francesco Farioli analisa empate do FC Porto no clássico com o Sporting

Francesco Farioli, treinador do FC Porto, analisa o empate (1-1) com o Sporting no clássico da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Siga a conferência de imprensa do técnico portista, ao minuto. 

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas