A condição física de Silvestre Varela continua a dominar a preparação do FC Porto para o clássico do próximo domingo, dado que o extremo mantém-se afastado do relvado. Para já não está em causa a sua presença no duelo com o Benfica que decide uma presença na final da Taça da Liga, mas o certo é que ainda não foi ontem que pisou o relvado. Varela acrescentou trabalho de ginásio ao tratamento da lesão, sendo notória a preocupação das equipas técnica e médica de preservar ao máximo a sua condição física.
O internacional português, de 29 anos, deu sinais de fadiga muscular nos adutores, no decorrer do jogo com o Rio Ave, na última segunda-feira, motivo pelo qual abandonou o terreno ainda na primeira parte. Sendo um dos jogadores mais importantes da equipa e estando a atravessar um momento favorável – marcou em Braga e na Luz –, o extremo é uma peça da qual o treinador não pretende abdicar no jogo com o Benfica.
Relacionadas
Desgaste
Estando a época a acabar, percebe-se que Varela comece e apresentar algum cansaço, uma vez que esta está a ser campanha mais desgastante desde que chegou ao FC Porto. Já vai em 46 jogos oficiais só pelos dragões, tendo suplantado o registo de 2010/11. Na temporada em que conquistou praticamente tudo sob o comando de André Villas-Boas, incluindo a Liga Europa, atingiu a fasquia dos 44 jogos. O que o Drogba da Caparica ainda não logrou foi igualar a melhor marca de golos. Essa aconteceu no reinado de AVB, com 13 tentos.
Atualmente com 11 remates certeiros, Varela ainda vai a tempo de consolidar a posição de segundo concretizador dos dragões, tendo pela frente dois encontros com o Benfica (Taça da Liga e campeonato), além do embate frente ao Olhanense.
Seja como for, a utilização de que está a ser alvo na presente época encontra-se acima da média. Já leva mais 8 jogos disputados e como resultado disso tem também mais 5 golos marcados. Alheio à contestação que quase sempre o acompanhou desde que chegou ao Dragão, o internacional português responde com números e a admiração dos treinadores. Luís Castro não foge à regra e mantém-no entre os eleitos.
PONTO DA SITUAÇÃO
- Varela tem tido uma época irregular em termos exibicionais, mas nas últimas três partidas deixou a sua assinatura em duas delas. Marcou dois belos golos em Braga e na Luz.
- Frente ao Rio Ave estava a ter uma atuação interessante, mas as queixas físicas apresentadas ainda no decorrer da primeira parte levaram Luís Castro a substituí-lo.
- O extremo é um dos candidatos a estar no Mundial, dado que tem feito todo o percurso na Seleção Nacional desde que Paulo Bento assumiu o cargo em 2010.
Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol julgou a participação procedente
Episódio verificou-se na noite de segunda-feira
Alan Varela e Gabri Veiga terminaram o jogo com o E. Amadora em dificuldades
Record ouviu as opiniões de Nuno Encarnação, Aurora Cunha e José Fernando Rio