Presidente do FC Porto comentou declarações do líder do Sporting à margem da apresentação do CAR do clube portista
André Villas-Boas deixou severas críticas a Frederico Varandas pela forma como o presidente do Sporting ontem, no final da Cimeira de Presidentes que decorreu na Arena Liga Portugal, falou sobre a arbitragem. À margem da apresentação do Centro de Alto Rendimento do FC Porto, o líder portista comentou ainda as declarações de Rui Costa no final do dérbi entre Benfica e Sporting no Jamor. Na opinião do presidente dos dragões, as palavras do líder do clube da Luz "levantam várias suspeitas sobre o futebol português".
"Se o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol decidir dar um murro na mesa, porque estamos perante grandes suspeições levantadas relativamente ao que me parece casos de corrupção passiva e ativa as frases do presidente do Benfica, que não sei a quem as dirige, são graves e levantam várias suspeitas sobre o futebol português. Eu não tenho feito outra coisa que não avisar o presidente da Liga, o presidente da FPF e ex-presidente da Liga, que o facto de eles não terem condenado publicamente os atos de corrupção ativa provados em sede de Justiça que acha um ato lamentável e que poderia levar a atos de suspeição à volta do futebol português. Todo este clima não revela nada de bom, a continuação das declarações de ataque a árbitros e ao Conselho de Arbitragem por parte do presidente do Sporting é lamentável em toda a linha. Espera-se que o CD tenha uma mão severa em relação ao posicionamento do Sporting, que continua a atacar árbitros, um em particular, que curiosamente errou em infelicidade a favor da sua equipa - e tem errado várias vezes a favor da sua equipa. O seu ataque pessoal continuou ontem. Tivemos um presidente interino da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol que tomou um posicionamento a favor das declarações do Presidente do Sporting anteriormente e que é agora candidato, portanto, não se demarcando e protegendo a sua classe também. Toda esta liberdade que o presidente do Sporting tem em coagir árbitros, em condená-los publicamente, tem de ser severamente punida. Estou um pouco desapontado com a forma inerte do CD, a forma impávida e serena como a FPF assiste a todo este Carnaval", disse aos jornalistas presentes no evento.
Questionado sobre a possibilidade dos três grandes se sentarem à mesa com vista a um entendimento pela evolução do futebol português, André Villas-Boas deixou em aberto um entendimento, não deixando de visar novamente os seus homólogos, com destaque para Frederico Varandas. "O Benfica vai entrar em eleições e isso será um fator determinante mais tarde para os três se sentarem à mesa de novo. Ao nível da acusação em que as coisas estão é difícil, porque o presidente do Sporting opta por cada vez que venha público condenar as diferentes instituições com uma sobranceria e uma hipocrisia como eu nunca vi. Portanto, eu acho que nós todos devemos honrar, e todos, apesar do seu sucesso recente, estamos só de passagem pelo futebol português e devemos honrar as instituições e penso que as suas posturas de completo ataque às instituições, aos órgãos, a árbitros, a pessoas, não se coaduna com o sentido institucional e de responsabilidade de um presidente do Sporting. Isto é apenas o presidente do FC Porto a falar, evidentemente ele entenderá estas palavras de outra forma, mas a realidade é que com este tipo de posicionamento não vamos a lado nenhum, por isso é que aqui é absolutamente necessário que o Conselho de Disciplina seja severo e puna arduamente todas estas intervenções do presidente do Sporting, o levantar das suspeições por parte do presidente do Benfica relativamente aos órgãos e às diferentes entidades e também que, de uma vez por todas, se condene publicamente todo e qualquer acto de corrupção passiva e ativa no desporto português, principalmente no futebol", afirmou.
Relacionadas
Arouca-FC Porto encerra a 7.ª jornada da Liga Betclic e disputa-se segunda-feira, às 20 horas
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Presidente homenageou sócios com mais de 75 anos de filiação ao FC Porto
Técnico do FC Porto B aponta aos três pontos na visita ao Capital do Móvel
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos