Presidente do FC Porto quer apagar uma época 2024/25 que foi "frustrante"
André Villas-Boas assumiu, sem rodeios, que a época 2024/25 foi "frustrante" para o FC Porto, apontando, por isso, para um "processo de renovação funcional e organizacional da área desportiva" para a próxima temporada, que teve como facto mais visível, até ao momento, a saída de Martín Anselmi do comando técnico da equipa. No seu editorial na revista Dragões, o presidente do FC Porto falou em "insatisfação e revolta".
"Finda agora uma época desportiva que, sem rodeios, ficou aquém das expectativas que sempre temos para o nosso clube. O compromisso de trabalho sério, rigoroso, com foco nos resultados, a ambição e o compromisso com a vitória não se fizeram sentir de uma forma transversal e os resultados não apareceram. Temos que assumir, sem rodeios, que a época 2024/25 foi, no seu todo, uma época frustrante, apesar da conquista da Supertaça Cândido de Oliveira. O balanço desta época é, portanto, de insatisfação e revolta. Pelas expectativas goradas, pela inconsistência, por nunca termos sentido a confiança para alcançar as vitórias que nos colocassem no lugar que devemos ocupar. Para que o façamos, é fundamental identificar os problemas que nos impedem de atingir esses objetivos, fazer o devido diagnóstico e desenhar e executar o plano que nos vai permitir alcançá-los. No FC Porto a exigência e o compromisso com a vitória são inegociáveis e é por isso que estamos a dar início a um processo de renovação funcional e organizacional da área desportiva que levou à saída do treinador Martín Anselmi, a quem desejamos as maiores felicidades na continuação da sua carreira", começou por escrever André Villas-Boas, vendo, ainda assim, alguns aspetos positivos relacionados com jogadores do FC Porto.
"Temos, no entanto, muitos outros motivos de orgulho nesta época desportiva. Sinais positivos que merecem ser destacados, porque encarnam o espírito de ser Dragão. O contributo dos nossos cinco jovens internacionais no Euro sub-17 – Mateus Mide, Yoan Pereira, Bernardo Lima, Martim Chelmik e Duarte Cunha – assim como os restantes oito atletas que, formados no clube ou com passagem por cá, contribuíram para a vitória de Portugal na Liga das Nações, nomeadamente os nossos Diogo Costa e Rodrigo Mora. Os seus desempenhos ao serviço da Seleção Nacional sublinham a qualidade da nossa formação e apontam para um futuro promissor, onde o talento que cresce em casa, na nossa casa, terá cada vez mais espaço no plantel principal. Um sinal muito representativo do que criamos, do que somos e do que vamos ser cada vez mais", prosseguiu.
Relacionada
Depois de passar em revista a época do FC Porto, nas suas mais diversas modalidades, o líder dos dragões acabou o texto com uma referência aos cinco adeptos do clube que foram atacados após um jogo de hóquei em patins, em Lisboa, garantindo que não vai deixar esquecer o caso.
"Em claro contraste com o ânimo, o apoio e a esperança que sentimos por parte dos nossos adeptos nos Estados Unidos da América, fomos confrontados com os atos bárbaros e cobardes que ocorreram contra cinco jovens Portistas que se deslocaram a Lisboa para apoiar a sua equipa de hóquei em patins contra um dos seus rivais. Ficamos estarrecidos e sem palavras e até hoje não percebemos como um grupo de mais de vinte indivíduos que se passeia de cara tapada por uma cidade europeia organiza e promove uma emboscada em que atenta contra a vida de pessoas. E também não percebemos como muito dos indignados do costume, para além de acompanharem uns alertas e breaking news, ora pouco ou nenhum relevo tenham dado ao assunto ou a ele tivessem chegado tarde e encontrassem explicações em indisposições pela derrota ou em ‘rivalidades antigas’ ou tentarem, num exercício de contabilidade mórbida apurando quem já provocou mais desacatos, desviar as atenções, relativizando a barbárie. Por vezes, batem o recorde de velocidade, até chegam antes das notícias, noutras situações só chegam à bola no dia seguinte ou nem à porta do tribunal vão ou nem fazem capas ou edições especiais. É ou não é? Aliás, para muitos, o tema já se esqueceu, faz parte do passado. Pois, para nós, não", garantiu o presidente dos dragões.
FC Porto procura a primeira vitória oficial em Inglaterra ao 24.º jogo. Crise do Nottingham é janela de oportunidade
Extremo espanhol está cedido pelo FC Porto ao CF Montréal
Ultrapassou Toni Martínez como melhor marcador do país vizinho pelos dragões
Águias são as únicas, dos três 'grandes', que jogam fora na próxima eliminatória da Prova Rainha
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool