Presidente dos dragões revela em entrevista ao 'L'Équipe' que a sua sua chegada à direção travou a venda
André Villas-Boas deu uma entrevista ao jornal francês 'L'Équipe' onde abordou a situação financeira do FC Porto e revelou que, se não tivesse ganho as eleições, o clube seria dentro em breve vendido a um fundo americano. O presidente dos dragões explica ainda que a perda de ativos e o dinheiro pago a intermediários são algumas das razões para a débil situação económica em que encontrou o clube.
"Contactámos instituições internacionais para refinanciar a dívida do clube. Conseguimos angariar 115 milhões de euros a 5,62%, quando a dívida do FC Porto era até então indexada a taxas entre 8 e 13% ao ano. Precisávamos de gerar 15 milhões imediatamente para pagar os salários dos funcionários e dos jogadores. A situação era realmente limite. Se não tivéssemos sido eleitos, penso que o clube teria sido vendido a um fundo americano dentro de um ou dois anos, no máximo. Havia 8 mil euros na conta à ordem", admitiu Villas-Boas ao jornal francês.
Relacionada
O presidente recordou os primeiros dias, que foram "difíceis". "Quando tens, por exemplo, de deixar à espera pessoas que ganham mil euros por mês para o clube recuperar e poder fazer o pagamento, é doloroso", reconheceu.
Depois, explicou como os dragões chegaram a esta situação. "Muitos jogadores ficaram livres, houve muito dinheiro pago a intermediários. Enquanto que no Benfica e no Sporting 40% do valor das vendas entra nos cofres, no FC Porto eram apenas 10%, devido a diversos acordos."
Villas-Boas garante estar a inverter a situação. "Já estamos numa progressão de 30 para 40% da nossa receita comercial. Sobre as transferências, a taxa média de comissões paga pelo FC Porto a intermédiários foi de 13%. Nós reduzimos isso em 3%. Mudámos o diretor desportivo, de formação, de desempenho, do futebol feminino e do scouting."
Guarda-redes, de 14 anos, sente-se ainda mais motivado
Pablo Rosario e Dominik Prpic também totalistas nas suas seleções
Presidente do FC Porto alegou que "as expressões que proferiu se inserem no legítimo exercício da liberdade de expressão"
Central admite que trocar a Premier League pela Liga Portugal "pode parecer um passo atrás", mas garante que, em termos de clubes, "não é de todo"
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher