Central do FC Porto admite que será especial defrontar o astro argentino
Zé Pedro vai ter um dos jogos mais especiais da sua carreira, uma vez que o duelo frente ao Inter Miami, na 2.ª jornada do Grupo A do Mundial de Clubes, vai proporcionar-lhe ter pela frente Lionel Messi, um dos maiores da história do futebol mundial.
O central do FC Porto não esconde alguma ansiedade e até admite que vai entrar na luta para ficar com a camisola de Messi. "Sim, pode haver uma tentativa, mas vai ser uma caça um pouco difícil... Primeiro vamos pensar no jogo e depois pensar nessa parte", referiu em declarações à comunicação social antes do treino desta quarta-feira.
O que espera do jogo?
"Vamos focar-nos no que queremos e podemos fazer no jogo com o foco na vitória. Na teoria pode dizer-se muitas coisas, mas depois, quando o jogo começar, são onze contra onze, a bola é redonda e temos que fazer por isso"
Como parar Lionel Messi?
"Acho que o Messi é um jogador que dispensa apresentações e, digamos que, estudos. Toda a gente muito provavelmente seguiu a carreira que ele fez e, portanto, acho que, acima de tudo, é estar o máximo concentrado, focado na tarefa e com certeza poderemos ter sucesso"
A vitória será importante para o FC Porto entrar na última jornada a depender apenas de si?
"Sim, sem dúvida. Depois do resultado do jogo anterior, queremos ir em busca dos três pontos, o que nos colocaria a depender apenas de nós e vamos trabalhar para isso"
Apoio dos adeptos
"Sim, é sempre bom ter as bancadas bem compostas. O que posso fazer é agradecer, porque sabemos do esforço que é para nós portistas termos muita mais gente cá, sabemos das dificuldades. O que posso pedir é que nos apoiem em qualquer parte do Mundo, em qualquer canto que estejam, que sejam mais um a torcer por nós, porque vamos senti-lo e serão, sem dúvida, muito importantes"
O sonho do FC Porto é ir além dos oitavos-de-final ou pensam passo a passo?
"É exatamente isso, passo a passo, jogo a jogo, sem pensar muito no jogo seguinte, porque temos que encarar o próximo como o mais importante e após o próximo pensaremos no seguinte"
Como lidou com as críticas feitas à defesa do FC Porto na época passada?
"Nós damos sempre o melhor pelo FC Porto, nem sempre as coisas correm como perspetivamos, mas dando seguimento diretamente à sua questão, se calhar as coisas não estão a ser vistas na perspetiva correta, porque acabamos por ser uma das melhores defesas do campeonato. Então, se calhar, põem-se algumas questões dentro do nosso trabalho. Nós sempre tentamos dar o máximo pelo FC Porto e o futebol é assim mesmo, tem dias bons, tem dias maus. Uns dias vamos ganhar, outros dias não vamos ganhar. Queremos ganhar o máximo de vezes possível. Isso que ninguém tenha dúvidas e trabalhamos muito para isso"
Com Martín Anselmi a começar a época será mais fácil para a equipa evoluir?
"Quando um treinador entra a meio da época surgem algumas dificuldades, porque não há muito tempo para trabalhar algumas ideias mais aprofundadas de algumas nuances estáticas ou algo que se pareça. É difícil, porque estamos em constante competição, então temos que abordar o próximo adversário e a estratégia para o mesmo, e é difícil para o treinador e a sua equipa técnica implementarem tudo de forma muito rápida para que os jogadores se sintam confortáveis. Então é um processo que necessita de tempo e espero que possamos dar melhores respostas e que sejamos os mais felizes daqui em diante"
O jogo frente ao Palmeiras correu-lhe bem. Espera manter a titularidade?
"Sim, é sempre algo que um jogador procura, é isso mesmo, estar nos planos para o jogo. Compete agora ao míster decidir, parte do meu trabalho e dos meus colegas é feito em treino, depois cabe ao míster tomar as decisões e cá estaremos para dar a resposta
No total, foram cinco as baixas no plantel portista, que continua a preparar a deslocação a Salzburgo
Igualou Iván Marcano como segundo maior goleador espanhol da história do FC Porto e está a dois golos de ultrapassar Toni Martínez
Antes das conquistas em Sevilha e Dublin, dragões passaram pelo país ao qual agora regressam para a Liga Europa
Jorge Fucile usou as redes sociais para passar uma mensagem de amor eterno ao FC Porto
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele